sexta-feira, 17 de outubro de 2014

#O Menino de Vestido

Heey lindos e lindas tudo beem?? Como foi a semana de vocês??
Ahh eu estou aqui morrendo de calor, porque essa ultima semana parece que as forças maiores quiseram provar que o Aquecimento Global existe sim e estou sufocando de calor aqui T-T

Mas então, nada melhor que ficar deitada no chão lendo, e a leitura mega fofa do calor, que me rendeu varias risadas e uma ou duas lagrimas, é o muito fofo: O Menino de Vestido.

Titulo Original: The boy in the dress
Autor: David Walliams
Ilustrações: Quentin Blake
Editora: Intrínseca

Sinopse: A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas - ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz - jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.

Sabe aqueles livros com cara de fofinho que você compra em um impulso e acaba se tornando um dos seus favoritos??
Então, foi exatamente o que aconteceu comigo e este livro *-*
Dennis é um garoto sozinho. Ele tem um Pai que desde que a Mãe foi embora esta preso em uma depressão e que as vezes desconta nos filhos, seu irmão John esta com raiva do mundo por causa disso e Dennis esta neste meio, totalmente perdido.
Ele é um menino que sente falta do afeto que tinha antes, sente falta dos abraços, já que seu Pai proibiu os abraços de casa, a menos que tenham a ver com o jogo de futebol, mas principalmente, ele ainda não sabe quem ele é de verdade.

"Quando se olhava no espelho, ele via um menino de 12 anos comum. Mas Dennis se sentia diferente. Seus pensamentos eram cheio de cor e poesia, apesar de sua vida ser muito chata."

No momento em que fui apresentada a Dennis, eu sabia que já gostava dele. Ele é adorável e esta passando por uma fase de transição entre o fim da infância e o inicio da adolescência totalmente sozinho, sem o apoio de sua família, que ainda esta superando a ida de sua Mãe.
Ele tem seu melhor amigo, Darvesh, que tem uma mãe que não perde a nenhum dos jogos dos meninos e é uma torcedora até meio maluca, mas ela é extremamente carinhosa com os meninos.
A vida de Dennis toma um rumo inesperado, quando ele conversa durante a detenção com a aluna de intercambio, fashonista e super popular, Lisa, que é a garota que todos os garotos sonham e as meninas invejam.
Durante a detenção, ela chama a atenção de Dennis, por estar desenhado vestidos em seu caderno.
E ai que esta o ponto, um grande segredo de Dennis é que ele adora a revista Vogue, e desde que seu Pai descobriu uma escondida de baixo de seu colchão, ele percebeu que é diferente. Ele é um menino que ama jogar futebol e também ama os vestidos elegantes da revista. 

Lisa é uma menina de personalidade forte, que adora moda mais que tudo e vê me Dennis um amigo em potencial, já que ambos gostam da mesma coisa, que é moda e vestidos. Então um dia ela o chama para ir a sua casa e tem uma ideia: porque não colocar Dennis dentro de um vestido e então ele ir até a escola assim??

E ai que esta o ponto crucial deste livro. De maneira sutil e muito criativa, o autor conseguiu colocar temas como sexualidade, aceitação, convivo familiar e auto aceitação de maneira suave e em uma linguagem para crianças e jovens, que consegue passar uma mensagem de respeito e igualdade sem ser provocante nem nada.
Escrito diretamente para jovens, mesmo os diálogos mais profundos são em uma linguagem simples e isso o torna um livro incrível.

"- Bem, eu odeio essas regras chatas que dizem o que as pessoas devem ou não vestir. Com certeza todo mundo devia usar o que tivesse vontade, não?"   

Com momentos muito cômicos e alguns que eu confesso que chorei (choro mesmo gente não tem jeito) este com certeza é um livro que eu muito recomendo e que é super rapidinho para ler.
Ahh e sem falar que as ilustrações dão um charme todo especial ao livro e nós deixam muito mais próximos do que estamos lendo.
E não posso deixar de dizer que eu estou completamente apaixonada pelo time de futebol de Dennis <33

E não esqueçam que eu vou dar este livro pra quem for sorteado na promoção do 2 anos do Lendo e Esmaltando, então bora participar e quem sabe né??
Com certeza vai ser um livro que vai ter um lugar especial tanto na estante de vocês quanto no coração!

Bjos seus lindos <33
Até breve =DD
#Lih_maria

3 comentários:

  1. Oi, Lih.
    Que fofura que deve ser esse livro! Amei a sua resenha. Ela me deixou louca de vontade de ler. Na primeira oportunidade irei comprar pra mim. :) Sem dúvida esse tema é muito importante e precisa ser discutido sempre e que bom que alguém escreveu um livro leve, com linguagem simples para que a discussão faça parte da vida dos pequenos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhoso esse livro pareceu ser pela sua resenha - por que não colocá-lo num vestido, não é mesmo?
    Adorei o fato de ter ilustrações e lidar com diversos temas ao mesmo tempo - muito divertido!Fiquei com vontade de marcar no skoob - o que vou fazer agorinha mesmo!
    Siiim muito divertido, adorei também :D
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  3. As ilustrações são lindas e eu adoro livro nesse estilo.
    Com certeza vou querer ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir