terça-feira, 1 de abril de 2014

#Longe Como o Meu Querer

Heeey pessoas lindas tudo bem?? 
Estão aguentando firme as piadinhas de 1º de Abril?? É força ai gente =DD
Então eu deveria estar fazendo trabalho mas estou aqui fazendo uma resenha porque sou rebelde assim -q
Um dos livros que foi leitura do colégio, mas acabou sendo um dos meus favoritos e acho que já li umas milhões de vezes e nunca deixa de me surpreender: Longe Como o Meu Querer.

Autora: Marina Colasanti
Editora: Ática

Sinopse: Uma jovem enfrenta um ogre comedor se sonhos; um rei presenteia a filha com a cabeça do seu amado; uma mulher tem a lua sob a pele - "Longe Como o Meu Querer" mostra um universo mágico de personagens encantadores, reinos distantes e paisagens longínquas onde tudo pode acontecer. Amor, ambição, coragem, desejo, solidão: os contos de fada tratam de sentimentos comuns a todos nós. Assim, por meio de alegorias delicadas, as histórias de Marina Colasanti revelam aspectos essenciais da alma humana.


Eu tenho que dizer que esta é quase uma resenha de dedicatória a minha professora de Português da 7ª serie, que pegava bastante no meu pé, mas também tinha um gosto maravilhoso pra leituras obrigatórias e uma das pessoas que contribui muito para minha paixão por leitura e desenvolver a capacidade critica da leitura. Ela também gostava muito dos textos que eu escrevia, apesar de pegar no meu pé por eu sempre abusar do limite de linhas! Não sei porque lembrei disso agora, mas achei que seria bom compartilhar isso com vocês =D

É um livro de divididos em vários contos, todos muto bens escritos e abordando temas distintos. Claro, temos príncipes, princesas, piratas, deusas e situações no minimo únicas, mas que são de uma leitura tão profunda e tão significativa que se tivesse um livro único pra cada conto eu compraria os 24 livros.
Marina Colasanti é uma autora brilhante, que misturou diversas lendas diferentes, de diferentes etnias e as trouxe mais para perto de nós. Cada conto tem começo meio e fim e como eu disse, tratam de questões psicológicas, amores impossíveis, conquista de liberdade, atos de coragem, pequenos milagres e coisas assim.
São no total 24 contos, e claro tenho meus favoritos e é deles que eu vou falar.

O primeiro é A Princesa Mar a Mar, onde um Rei, pai de três filhas, resolve que estão em idade para se casar, mas o problema é que nenhum artista de seu reino consegue fazer jus a beleza das meninas em seus quadros e estes foram mortos. Os artistas então passam a se esconder e não se apresentarem mais, mas quando o Rei acha que não conseguira casar suas filhas, o Embaixador alega que tem a solução para os problemas do Rei. Levando consigo tesouros vindo de seu reino, ele apresenta as princesas a seus noivos de maneira unica, as comparando a pequenos tesouros que são no minimo inusitados e que também refletem um pouco da personalidade de cada uma delas. 
"- Que mais trouxe, Senhor, além do sol? - Perguntou-lhe o Castelão do alto de seu trono.Então o Embaixador contou como o Rei o havia enviado porque sua segunda filha estava madura para casar. E quando o Castelão pediu para ver seu retrato, tirou de debaixo do manto o botão que havia desabrochado, e exibiu à corte a mais linda das rosas.- Ela é assim, delicada, suave, rósea. A mais nobre entre todas.Fez uma pausa, procurou com um sorriso o olhar do Monarca, e acrescentou: - E tem seus espinhos."
Em O Moço que não tinha Nome, em um vilarejo, um Moço era assunto de todos, pois não tinha um rosto e quando as pessoas olhavam para ele, apenas se viam refletidas. Acabava então que ele sofria de uma grande solidão, já que alem de não ter rosto, também não tinha nome. É um conto bem rápido, um dos poucos que não tem nenhum dialogo, mas que fala sobre a identidade de cada um e a importância de sermos reconhecidos, seja pelo nosso nome ou pelo que somos, nossas diferenças e como elas nos tornam únicos. Também fala de como a personalidade pode se tornar crucial quando nos aproximamos de alguém e só então nos vamos prestar atenção a aparência externa da pessoa.
 "Assim, sem olhos ou sorrisos que fossem seus, ninguém conseguia escolher um nome que a ele se ajustasse, tornando-o único, impossível ser confundido com qualquer outro. Era muita ausência para ele carregar."
De Ardente Coração é um dos meus favoritos, e se trata de um Baralho, aonde a mais famosa das cartas é a Dama de Copas, todos querem ficar a seu lado, mas ela sofre de um vazio muito grande dentro de si e uma das coisas que a incomoda é que abaixo de sua cintura existe outra igual a ela, mas ela não sabe quem ela é de verdade. Acontece que graças a um evento, ela tem sua carta dobrada e ela fica cara a cara com sua outra metade e tem o preenchimento de seu vazio, já que o que ela tem o encontro consigo mesma e não mais duas damas, e sim apenas uma.
E finalmente, o conto que deu nome ao livro, em Longe Como o Meu Querer, um Rei presenteia sua Filha com a cabeça de homem por quem ela se apaixonou. Então ela guarda sua cabeça, perfuma seus cabelos, mas sua surpresa é quando a cabeça começa a suspirar baixinho ao seu lado, e ele esta deprimido porque seu trabalho no campo não esta terminado, e ele não podia deixar as coisas por fazer. Então ela pede ajuda a sua Dama de Companhia, e parte aos campos para completar as tarefas do homem que perdeu sua vida por ela. É um dos contos mais lindos que trata do amadurecimento muito bem escrito e em poucas paginas, vemos uma Castelã mudada e indo de encontro com seu destino.
"- A distancia até o mar - disse tão baixo que talvez a dama nem a ouvisse - sem mede pelo meu querer.
E esporeou seu cavalo."
Bom esses são apenas alguns dos contos, e eu poderia falar de todos eles, mas e acredito que a leitura deles é mais que essencial. Foi um livro merecedor dos premios que ganhou, que foram o premio Latino-americano Norma-Fundalectura de1996 e o selo Altamente Recomendável para o Jovem, FNLIJ de1997.
Apesar da quantidade de contos é um livro pequeno, de leitura rápida e que eu garanto que vocês vão ficar pensando nele por alguns dias.


Beijos seus lindos e uma ótima semana pra vocês O/
#Lih Maria <3

7 comentários:

  1. O livro parece ser bom,
    mas mesmo assim eu não leria não sou muito fã de
    contos.. Já até li alguns mas não curto muito livros do gêneros.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostava das leituras obrigatórias. As pessoas geralmente reclamam, dizem que não gostavam porque era algo obrigado e tal. Mas eu sempre gostei dos clássicos.
    Não li o livro, mas eu já o vi muitas vezes. Adorei bastante a separação que você fez na resenha e Ardente Coração eu já li para fazer trabalho na escola. A professora era de artes, então a gente tinha que envolver a história e fazer o símbolo de copas. Foi bem legal e divertido, me marcou bastante.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  3. Que fofa a resenha dedicada a professora =D. Os livros que lia no colégio não eram muito animadores, tenho que confessar. Tanto que foram pouquíssimos os que sobraram na minha estante. Não conheço esse livro, mas parece ser interessante.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!
    Adoro quando um livro de leitura obrigatoria agrega mais do que a gente pensou que poderia <3
    Acho que esse conto De ardente coração parece realmente bem fofo :2
    Curti muito muito !
    Tem mesmo u.u pode tratar de ler viu?
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  5. PQP!!! Amei o lay :)
    Não conhecia o livro e não gostava de leituras obrigatórias era bem o tipo: ME OBRIGUE!! Mas de todas as leituras obrigatória pode se dizer que amei todas hahahahaha
    Amei sua resenha e quero ter a oportunidade de ler
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu iria adorar ler esse livro, simplesmente pq amo contos.
    São sempre encantadores e mágicos, eu adoro!
    Não conhecia esse livro, mas o nome dessa autora não me é estranho rs. :p
    Adorei a resenha e fiquei bem curiosa. :)
    Resenha #139 - Delírio - Série Breathless - Livro 2 – Maya Banks.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Peeeeeera... Entrei no lugar errado? MAS O BLOG TÁ LIIIINDO <3 desculpa demorar tanto pra retribuir seus comentários, mas eu estava tão enrolada! Mas vi suas visitinhas lá e fiquei muito feliz por você não ter me esquecido, viu?

    Li esse livro tem uns bons anos, a pedido de uma professora. Pra ser sincera não me lembro bem se gostei ou não, mas ainda tenho meu exemplar aqui na estante e agora me bateu aquela vontade de reler. É tão curtinho, e eu amo contos... Vou tirar uma tarde do feriadão pra fazer isso!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir