domingo, 29 de maio de 2016

#A Viagem do descobrimento

Heey seus lindos tudo bem?? Todo mundo aproveitando o feriado??
Espero que sim!!
Então, sobe o livro de hoje, o titulo por si só já revela seu conteúdo. Então pra vocês: A Viagem do descobrimento - Um olhar sobre a expedição de Cabral.

Autor: Eduardo Bueno
Coleção: Brasilis 
Editora: Estação Brasil

"Embarque nas naus e caravelas da vasta frota comandada por Pedro Álvares Cabral. Circule por entre marujos lusitanos, pilotos árabes, astrólogos judeus e nobres ibéricos. Viaje com eles por mares tempestuosos, em meio a perigos desconhecidos ou calmarias enervantes. Saiba que forças políticas moviam a esquadra que chegou ao Brasil, mergulhando no mundo da Escola de Sagres e do misterioso infante D. Henrique, um herdeiro dos Cavaleiros Templários. A viagem do descobrimento, primeiro volume da coleção Brasilis, revisita os momentos inaugurais da história do nosso país descrevendo-os como a grande aventura que de fato foram. A partir de cartas, documentos e crônicas da época, assim como estudos de historiadores consagrados, o jornalista e escritor Eduardo Bueno narra com riqueza de detalhes a trajetória de homens que venceram seus limites em busca de um novo mundo. Lançada originalmente no final dos anos 1990, a coleção inaugurou um estilo leve, crítico e divertido de contar a história de nosso país."

Se tinha uma matéria que eu realmente gostava quando era criança, era historia, mas infelizmente, a parte sobre as navegações portuguesas até o então colocado como "descobrimento do Brasil" sempre era algo extremamente superficial e que era de pouca atenção por parte da maioria dos professores. E cá entre nós, a maioria das pessoas não gosta dessa parte da historia do Brasil, apesar de ser um dos momentos mais importantes da nossa historia por si só, afinal, foi o momento em que deixamos de ser uma massa de terra misteriosa nos mapas até então desenhados e passamos a fazer parte do mundo.

De maneira didática e com uma leitura extremamente dinâmica, Eduardo trás a historia antes da nossa própria historia de maneira que acabamos conhecendo um pouco mais sobre as pessoas por trás do "Terra a Vista", desde a monarquia portuguesa, que foi outrora poderosa por seus sucessos em conquistas marítimas, conquistando assim uma fama poderosa na Europa do Séc XVI, entrou também em uma silenciosa competição com as expedições espanholas.

Somos apresentados também a uma das figuras mais importantes de todas: uma nova imagem sobre quem foi de verdade Pedro Alvares Cabral e como ele foi parar dentro do grande navio que ancorou pela primeira vez em terras tupiniquins a tantas luas atras. Somos apresentados também ao fato de que nossas terras foram colocadas em um mapa tratado tão secretamente que se tornou objeto de cobiça entre piratas.

"A seis léguas (ou cerca de 40 quilômetros) da costa, a armada lançou âncoras. Elas mergulharam 34 metros no mar esverdeado antes de tocar o fundo arenoso.
Estava descoberto o Brasil."

Repleto de imagens, textos de rodapé com curiosidades e um glossário muito bem colocado, este livro é o primeiro de uma pequena coleção sobre a historia do Brasil, e não poderia ter vindo em hora melhor.
É uma leitura para aqueles que amam historia, para aqueles que querem conhecer agora nossa historia e também para aquela que querem perder aquele vicio do "ahhh mas historia do Brasil é chata".
Acreditem, cada pequeno momento é muito mais intenso dó que parece.

É só por hoje seus lindos!!
Até breve <33
#Lih_Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário