segunda-feira, 7 de setembro de 2015

#Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Heeeey gente linda tudo bem?? Quem ai esta na Bienal curtindo?? Contem depois tudo que esta acontecendo que eu to aqui mega curiosa viiw \O/
Bom gente, eu to aqui sem Bienal, mas já fazendo os planos para a Bienal do ano que vem aqui em São Paulo, mas enquanto isso estou colocando as leituras em dia, e nisso a Sarah me colocou no desafio de ler um dos meus livros parados da estante em 15 dias. O que aconteceu foi que ela escolheu um livro que eu depois que comecei fiquei pensado no porque não comecei ele muuito antes e como em um único livro ele consegue ser tão cheio de diferentes criticas.
Então para  vocês, da trilogia Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres.

Titulo Original: Män som hatar kvinnor
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras

 "Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.

Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.

Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente"


Eu tenho que confessar que eu já conhecia este livro, mas antes de ler eu assisti primeiro filme, sim, eu sei, um sacrilégio, mas se serve de consolo no coração de vocês eu assisti apenas a versão sueca do filme mesmo. 
Bom depois que eu assisti eu meio que fiquei dias pensando nele, e graças a uma super promoção da Cia das Letras eu consegui comprar meu livro, mas ai ele acabou indo para a fila de espera de leitura. 

Millennium faz parte daquelas series de livros que não são apenas de tirar o folego, deixam você em um reflexão profunda sobre diversos assuntos, desde corrupção, violência domestica, assassinato e o mais polemico, a violência contra a mulher.
O próprio autor usou este livro par dar alfinetadas ao governo sueco e acabou recebendo uma enxurrada de ameaças de morte entre outros tipos de atentados, mas á também uma legião de fãs e admiradores da coragem dele e dos trabalhos dele. Com personagens incrivelmente bem formados e de personalidades fortes e predominantes, temos também um cenário cheio de mistérios em um pais distante e que passa a imagem de ser perfeito, mas tem em seus segredos, crimes hediondos que são encobertos em uma cova rasa.
Tanto que quando eu terminei o livro dentro do prazo de 15 dias que me foi dado, eu passei ainda muitos dias tentando absorver tudo que realmente aconteceu e o que eu sentia de verdade por ele. 

Mikael Blomkvist é um jornalista famoso, mas sua fama e reputação esta jogada no lixo graças a uma matéria que ele fez sobre fraudes com dinheiro sueco feito por grandes figurões do pais, entre eles políticos famosos, e agora ele foi processado por um dos principais nome de sua investigação, Wennerström, e graças a tudo isso, todo seu prestigio como jornalista foi destruído e agora a revista Millennium, do qual ele é um dos dois junto com sua amiga e amante Erika esta em uma crise que parece não ter mais saída. Mikael foi derrotado e todo futuro promissor a sua frente parece ter sido completamente destruído, e o que é pior, todos a sua volta parecem não conseguir ajuda-lo, já que ele mexeu com pessoas poderosas o bastante para coloca-lo em uma situação extremamente humilhante.

"O mais doloroso, porem, era a humilhação. Tivera todos os trunfos na mão, mas perdera para uma espécie de gângster vestido de Armani. Um especulador safado. Um yuppie defendido por um advogado jet-set que passou o processo inteiro rindo. Como as coisas tinham dado tão errado."

Mikael é um homem de meia idade, dotado de uma percepção que parece fora do comum, e um jornalista serio nas investigações que faz. Com uma vida romântica e sexual agitada, ele vive de maneira intensa e é extremamente inteligente. É um tanto quanto orgulhoso e logo de cara se percebe que é um homem extremamente vaidoso, e graças ao furo ao seu ego que todo esse processo lhe causou, ele esta prestes a largar tudo esta pensando em uma maneira de começar de novo.

Mas em meio a toda essa tempestade que parece estar seguindo Mikael, eis que surge em sua vida um pedido inusitado e que vai mudar o rumo da sua vida completamente.
Um homem chamado Henrik Vanger vem até ele com um pedido aparentemente simples, ajudar na investigação sobre o desaparecimento de sua sobrinha, Harriet Vanger. Mas o que ele percebe é que as coisas não são tão simples. Para começar, a menina esta desaparecida a anos, a investigação aprece não ter dado em lugar nenhum, não existem provas concretas de que ela esta viva ou se esta morta e parece que ela simplesmente se tornou fumaça e desapareceu no ar. Mas mesmo assim, todos os anos Henrik abre por ele mesmo o caso e busca novas pistas nas coisas que ele já possuía e tenta procurar algo que possa ter passado desapercebido. Para completar ainda mais o tormento de Henrik, todos os anos ele recebe em seu aniversario uma flor dentro de uma moldura que sempre vem de lugares diferentes e diferentes especies, mas quem as manda também é um mistério para ele. 
Em troca deste aparente pequeno favor, ele promete a Mikael ajuda para poder manter a revista funcionando e com isso, uma salvação para os problemas financeiros e da imagem da revista.

Mas antes de mais nada, uma outra figura é ponto chave para as investigações poderem começar e tomarem  um rumo único. Em meio a tudo isso, antes de Mikael ser contratado por Henrik, ele contrata uma empresa de investigação para saber se ele poderia confiar de verdade seu segredo a ele, então eis que surge Lisbeth Salander.

Lisbeth é a personagem mais famosa e mais icônica de toda serie. De aparência estranha, cheia de percingir e tatuagens, uma magreza que ela aparenta estar anoréxica, considerada mentalmente instável, e com uma inteligencia e sagacidade que vai alem das expectativas, ela é uma personagem de passado misterioso e de ações mais misteriosas ainda. Ela fala pouco, mas sempre que fala, de certa forma causa um impacto por não ser capaz de esconder a verdade quando fala. 
Considerada psicologicamente perturbada, ela esta sobre a tutela do governo, e apesar de trabalhar, ela faz seus horários e parece quando quer, mas não deixa de ser uma das melhores funcionarias na hora de investigar a fundo a vida das pessoas e consegue, não se sabe como, trazer a superfície os segredos mas obscuros das pessoas.

Unidos então de maneira inusitadas, temos então o inicio de uma investigação, onde os detalhes, quando finalmente as coisas aprecem mudar de rumo e novas pistas finalmente surgem de uma maneira inesperada, os detalhes agora parecem muito mais sombrios do que se pensava, e temos na verdade uma investigação sobre um serial killer que muito antes do desaparecimento de Harriet Vanger, e suas vitimas todas tem algo em comum: são mulheres e parecem ter sido mortas de maneira que seguem rituais presentes na Bíblia e sempre possuem algum animal envolvido.
Com detalhes perturbadores aparecendo, as esperanças de que Harriet seja mais uma das vitimas parece cada vez mais provável, mas uma coisa que aprece inexplicável, porque Harriet possuía os dados sobre algumas vitimas deste assassino e sabia da ligação deles com a Bíblia?
E parece que quanto mais se envolvem nos segredos da família Vanguer, parece que o culpado esta entre algum dos membros desta família, que parece ter uma longa linhagem de ódio ente eles e uma grande quantidade de seguidores assíduos do movimento Nazista que atuou em Estocolmo.  

"- Acho que você está enganado. Ele não é um assassino serial, um doente que leu a Bíblia demais. É simplesmente um canalha que odeia as mulheres."

Eu só posso dizer a partir daqui, que temos em mãos uma investigação terrivelmente intensa, cheia de segredos terríveis e revelações chocantes que eu tive que reler varias vezes para poder acreditar de verdade no que estava lendo. Um suspense policial muito bem escrito, e que mostra o descaso nas investigações de mulheres inocentes mortas de maneira brutal e sem motivo aparente, violência por parte dos que deveriam proteger os inocentes mas usam sua autoridade para abusar de jovens, toneladas e toneladas dinheiro lavados e pessoas que acobertam tudo isso por dinheiro fácil e poder.
É um livro que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida.

Bom gente, vou para aqui pra não ficar muito maior que isso!
Bjos seus lindos e booa semana para vocês <33
#Lih_maria

Um comentário:

  1. Oi Lih!!
    Todos queríamos estar na bienal né haha quem sabe ano que vem eu não consigo ir e a gente se conhece *-* Esse não é muito meu tipo de leitura de sempre, mas não dá pra tirar que a sua resenha não deixou intrigada, achei a dinâmica do livro bem interessante e é sempre bom sair um pouco da rotina né? Eu tô acostumada só com o Harlan Coben haha :D anotei aqui pra depois procurar mais do livro, beijos!!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir