terça-feira, 22 de setembro de 2015

#Joyland

Heey seus lindos tudo bem?? Como esta a semana de vocês??
Gente, já perceberam que falta muito pouco pro final do ano?? Meu deus como passa rápido!
Mas voltando ao assunto principal aqui, temos hoje o livro que eu terminei em menos de três dias, e que eu não parava de falar dele para todo mundo, porque foi o segundo livo do King q eu li e porra, já esta na lista dos melhores dele, e que me conquistou logo nas primeiras paginas e de um mistério muito bem escrito, mas que tem toda uma historia antes de qualquer coisa: Joyland.



Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras

"Um pequeno conselho: não se aventure na roda-gigante em uma noite chuvosa.

Carolina do Norte, 1973. O universitário Devin Jones começa um trabalho temporário no parque Joyland, esperando esquecer a namorada que partiu seu coração. Mas é outra garota que acaba mudando seu mundo para sempre: a vítima de um serial killer.

Linda Grey foi morta no parque há anos, e diz a lenda que seu espírito ainda assombra o trem fantasma. Não demora para que Devin embarque em sua própria investigação, tentando juntar as pontas soltas do caso. O assassino ainda está à solta, mas o espírito de Linda precisa ser libertado — e para isso Dev conta com a ajuda de Mike, um menino com um dom especial e uma doença séria.

O destino de uma criança e a realidade sombria da vida vêm à tona neste eletrizante mistério sobre amar e perder, sobre crescer e envelhecer — e sobre aqueles que sequer tiveram a chance de passar por essas experiências porque a morte lhes chegou cedo demais."


Um mistério passado em um parque de diversões, um assassino que nunca foi pego, garotas em vestidos verdes e com câmeras fotográficas e previsões e fantasmas, e isso é apenas metade de todo conteúdo de uma historia totalmente envolvente, onde o suspense fica cada vez mais intenso, personagens totalmente marcantes e uma escrita rica e cheia de humor acido e momentos de profunda sensibilidade que com certeza merece a leitura.


Devin Jones é um adolescente deprimido, que acaba de ter seu coração partido por uma garota, e ele esta em busca daquele lugar onde pertence que todo jovem que precisa recomeçar esta procurando. Ele então resolve que durante o ressesso de suas aulas, ao invés de ficar em seu quarto em casa pensado na morte e ouvindo os discos do The Doors, ele consegue o emprego temporário no arque de diversões local, o Joyland.

Apesar de eu não ser exatamente fã dos personagens com excesso de melancolia e profundamente deprimidos, admito que eu me vi encantada pelo Devin. Ele tem aquele ar de quem esta pensando em se matar, mas que na verdade é apenas um garoto perdido em profundos pensamentos e onde tudo sempre aprece muito mais complicado e intenso do que parece de verdade. E quando ele começou o trabalho em Joyland, as coisas que antes o incomodavam são substituídos por trabalho duro e a descoberta de talentos que ele nunca soube que tinha. Assim como ele também percebe, trabalhando dentro de uma fantasia velha de um cachorro gigante a facilidade que ele tem com crianças. E agora ele é a celebridade local, depois do ato heroico de salvar uma menina da morte.

"Foi o ano perdido de Devin Jones. Eu era um virgem de vinte e um anos com aspirações literárias. Tinha três calças jeans, quatro cuecas, um Ford velho (com um radio bom), pensamentos suicidas eventuais e um coração partido. Que fofo, hein?"

Joyland é um parque de diversões que eu tenho certeza, a maioria de vocês tem em lembrança da infância, onde os brinquedos não pareciam exatamente seguros, pessoas truculentas os conduziam e sempre tem aquela atmosfera de que tudo é possível. E o que mais chama a atenção aqui, é como os membros do parque são aos poucos nos apresentados e cada um parece ter uma historia inusitada sobre como a vida os levou a passar seus dias em verões escaldantes entretendo pessoas que nem sempre eram gratas pelo serviço. Tocante em vários momentos, percebemos o quão pouco nos sabemos sobre o que acontece alem dos momentos intensos na montanha russa e nos momentos únicos em rodas gigantes.

E como todo parque de diversões que se tem respeito, temos um tem fantasma com uma historia de assassinato a sangue frio, uma vitima inocente, e um fantasma pedindo ajuda. E é ai que as coisas realmente começam a ficar intensas nos dias de Devin.
Seus amigos, Tom e Erin, que eram também seus companheiros de trabalho no parque, eles não acreditam muito na historia de que o parque seja de verdade assombrado, já que a maioria dos parques tem sua própria historia de fantasma como uma maneira de atrair mais clientes, mas as coisas mudam quando apos eles finalmente visitarem o trem fantasma e acabou que justamente Tom, que nunca acreditou na historia do fantasma, foi o quem o viu e depois disso, tudo mudou para dos jovens.

Linda Gray foi brutalmente morta no meio do passeio no trem fantasma, tendo sua garganta cortada por quem todos disseram ser seu namorado, e apesar de a policia ter as fotos tanto da vitima como do assassino, o caso parece nunca ter sido resolvido e ao que tudo indica, Linda ainda esta presa no parque.

"Mas então eu me lembrava do homem que entrou no Horror House com o braço ao redor de Linda Gray, usando duas camisas. O homem com o pássaro tatuado na mão e uma navalha no bolso."

Paralelo a tudo isso, temos a chegada de dois personagens que são fundamentais para o desfecho do livro.
Em meio as investigamento feitas por Devin, que esta disposto a descobrir tudo sobre Linda, eis que ele conta então com a ajuda inusitada de Mike, um menino que esta terrivelmente doente, mas parece ser bem mais sensível ao mundo do que a maioria. E parece que tudo que Devin e Mike estão fazendo, esta chamando a atenção de quem não deveria, e de repente, a verdade parece bem mais complicada e bem mais próxima do que apenas aparenta.


Um livro cheio de momentos de puro suspense e alguns em que eu fui as lagrimas de verdade, ver o amadurecimento do jovem e triste Devin, para uma pessoa totalmente diferente foi algo incrível de acompanhar, isso sem falar no linguajar do livro totalmente clássico de um parque antigo, onde os visitantes são os caipiras, apesar de não serem chamados diretamente de caipiras. 
Em poucas paginas, eu me vi totalmente encantada com o mundo de fantasias que Joyland oferece, e queria estar lá junto com Devin e com sorte, ter  chance de ver o fantasma de Linda também.

Só por hoje seus lindos!
Bjoos e até breve <33
#Lih_maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário