sexta-feira, 4 de julho de 2014

#Maratona Literária #EuSouDoideira: Delírio

Heey lindos e lindas tudo bem??
Haa e não é que consegui terminar meu primeiro livro da Maratona?? Sou fodah de maais gente *se sentindo apenas*
*Qual é a dos cervos será né??* Cof cof!!
Enfiim, eu terminei o primeiro livro de 5 em 2 dias e meio e agora vamos a resenha dele para vocês!
Meu primeiro livro para a maratona foi: Delírio.


Titulo Original: Delirium
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Sinopse: "Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?"


Primeiro deixa eu dizer que comprei esse livro por impulso a algum tempo! Sabe quando você entra na livraria e pra não dizer que saiu sem nada leva porque a capa é brilhante?? Então, foi meu caso. Ai aconteceu que eu coloquei ele na estante, ficou lido lá, só que lá ele ficou!
Então aproveitei a maratona, olhei pra ele e pensei "veeei é sua hora"
Bom, se trata de uma distopia, onde no futuro nos Estados Unidos, o amor é tratado literalmente como uma doença, então quando a pessoa completa 18 anos, ela passa por esse processo de "cura", onde o amor é apagado dela. Apagado tipo, a pessoa simplesmente não sente mais amor, ou seja, os sentimentos, pelo menos todos aqueles que andam de mãos dadas co o amor, são removido das pessoas. Foi então que eu percebi a minha dificuldade quando comecei esse livro, os personagens que foram aparecendo eram completamente frios e distantes, isso causa uma sensação estranha durante toda a leitura, já que tudo parece estranho e você não tem aquelas situações que estamos acostumados, como cenas familiares ou coisas assim e confesso que me causou desespero, porque até mesmo aquela sensação de amizade fica apagada durante a leitura, já que a qualquer momento você corre o risco de ser "curado" e isso acaba e todo resto esquecido. Existe o tempo todo aquele vazio durante a leitura, então fiquei muito impressionada com a escrita da autor!

"É o mais mortal entre todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele."

Lena Haloway esta contando os dias para passar pelo seu processo de cura. Ela tem um passado conturbado, já que sua mãe foi uma das "infectadas" então ela meio que esta desesperada para passar logo por isso, principalmente para que as pessoas deixem de vê-la como uma ameaça a saúde publica, já que acreditam que possivelmente a doença estava correndo em suas veias.
 Lena, para mim, foi uma personagem difícil de se apegar, já que ela estava tão convicta de que a cura era algo bom que eu queria correr e gritar para ela que estava tudo errado, mas é claro, ela vai se mostrando muito mais impressionante do que é na superfície, já que ela na verdade "sente" de verdade as coisas, mas ela passa maior parte do tempo reprimindo tudo isso. E ela quase consegue -quase- se não fosse pela chegada de Alex na sua vida!
Andes de eu falar do Alex, deixa eu falar da personagem que mais gostei no livro: Hana.
Gente eu tenho certeza que se eu fizesse parte de qualquer distopia, eu seria a criatura do contra e aqui esta Hana comprido esse papel. Ela é a melhor amiga de Lena, mas acontece que ela não é exatamente uma simpatizante do Governo. Claro, enquanto Lena tenta afobar tudo que acontece dentro de sua cabeça, Hana coloca tudo isso par fora o tempo todo e eu me apeguei muito a ela durante todo livro. Ela é bem o peixinho fora do cardume e o mais importante, ela coloca a Lena para pensar na verdade muitas vezes, o que a torna uma personagem essencial para o crescimento do livro e da própria Lena.

"- Sabe que não é possível ser feliz a não ser que às vezes se sinta infeliz, certo? - sussurra ela com uma voz rouca, como se tivesse acabado de chorar.
- O quê? [...]
Em seguida, vira-se e some atrás das portas de vidro, que se abrem e se fecham tão suavemente quanto a superfície de água se fechando sobre algo que se afunda"  

Bom e então finalmente, nós temos o Alex. Uhnn ficou um pouco difícil falar sobre ele, porque na verdade ele aparece meio que de acas no livro e é difícil saber a personalidade dele. Só o que descobrimos sobre ele de fato, é que em um mundo de curados, ele é na verdade um "Infectado". Ele na verdade é da Selva, que é o lugar aonde vivem os que resistem a cura e também os simpatizantes vivem, mas ele não é apenas o par romântico da Lena, até porque de inicio ele parece apenas mais um curado. Muito rapidamente percebemos que ele causa em Lena uma revira volta sobre tudo que ela acreditava e na maneira como ela vê tudo que acontece ao seu redor. E principalmente, ele faz uma revelação a Lena que faz com que ela tome uma decisão: é hora de abandonar tudo isso!

"Eles mentiram a respeito de tudo - da cerca, da existência dos Inválidos, de um milhão de outras coisas. Disseram que as batidas eram para nossa própria proteção. Disseram que os reguladores só estavam interessados em manter a paz. 
Disseram que o amor era uma doença. Disseram que ela acabaria nos matando.
Pela primeira vez percebo que isso também pode ser mentira."

Gente eu fiquei arrepiada em algumas partes e esta ai mais um livro que eu recomendo, mas de verdade já aviso que o começo de fato é bem parado, mas nada que não de pra levar de boa, até porque vamos entendo aos poucos tudo que esta acontecendo.
Achei uma leitura incrível e me arrependo pelo tempo que ele ficou aqui parado!
Ahhh e antes de terminar, a musica que eu achei que combina com a leitura, pelo tema e tudo mais, foi *rufem os tambores*: Radioactive do  Imagine Dragons!


E agora que venha o próximo livro que ainda não escolhi qual é XD
HAUAHUHUA
Bjos seus lindo e até breve =DD
#Lih_Maria

12 comentários:

  1. Eu amo AMO A-M-O esse livro! Verdade, o início é bem paradinho, e confesso: deu vontade de parar. Mas uma força maior me fez continuar lendo hahaha ainda bem... é lindo. E a música combinou direitinho :3

    Bjobjo

    http://teadesk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bom gostou do livro, o livro, a historia é foda, porém a autora não soube criar a trama, eu gostei, mas achei tbm muito parado por vezes dava sono, já li o segundo livro que é a mesma coisa porém melhorzinho, fds passado quase comprei o terceiro só não comprei pq tava com pouco dinheiro mais eu recebendo e vendo ele na promoção comprarei hahahaha
    To lendo o primeiro livro da maratona, mais pq eu iniciei a maratona lendo Os Tres e cabou que fiquei atrasada, mas vou correr atras do prejuizo :)
    Boa sorte
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Minha nossa kkkk eu acho que nunca ri tanto lendo uma resenha. Os gifs estão demais kkkk

    E eu AMEI essa resenha e esse livro já está na lista dos livros que vou ler.

    Visita? Livros, eu Amo

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Realmente o começo dele é meio paradinho, a Lena é mio chatinha, mas dps que pega p ritmo, já era! Viu que saiu o episodio piloto de Delírio? pena que eu acho que a HBO não vai apostar na série :(

    Abraços,
    Gabriel S. - http://umcenarioimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Eu gostei bastante desse livro, mas ainda não criei coragem para comprar os próximos *-* a capa é linda, mas odiei terem repetido a mesma para três livros *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!!

    Sou doida para ter Delírio na estante, li metade do livro em pdf e não conseguia parar, apesar da história não andar muito. Fiquei muito curiosa para saber como era isso de o amor ser considerado uma doença a ser erradicada. Radioactive é a música perfeita! Beijos

    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Um livro que seja distópico, com um tema assim e ainda por cima com a capa brilhante...por que eu ainda não li esse livro? haha
    Já tinha ouvido falar da série, mas fiquei muito curiosa, tanto pela trama quando pelos personagens!
    Amei sua resenha (e os gifs também haha) parabéns!
    Beijos,

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lih,

    não to participando dessa maratona, mas to acompanhando tudo pelos blogs de vcs. Sou super curiosa para ler essa série. E, por acaso, no blog que visitei antes do seu tinha a resenha de Pandemônio HUAHUHUAHUA Acho que isso é um complô pra eu poder ler logo =P. A história parece ser ótima. Algo que diz que vou gostar da Hana.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li essa série, mas confesso que estou um pouco saturada de distopias, nem pretendo começar. Mas já li outro livro dessa autora e gostei muito.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lih,
    Tenho o livro, mas ainda não li.
    Agora fiquei animada para ler rsrsr
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Lih, adorei a sua resenha! O que me fez pensar na razão de eu não ser uma leitora assídua do seu blog, tô arrependida já, mas a partir de agora você não vai se livrar de mim tão fácil! haha Se eu não me engano lançaram uma série desse livro, você tá sabendo? Achei a história bem interessante e fiquei com vontade de ler e assistir. Mas é estranho o fato de que nunca vi esse livro numa livraria, só nos sites pra vender. '-' Essas distopias me cativam bastante mas muitas vezes têm bastante semelhanças, o que me faz pensar que é melhor intermediar as leituras pra não ter a impressão de estar lendo a mesma coisa. Achei sua resenha bastante divertida também, posts assim nunca são cansativos de ler e eu amo demais! ♥ Também amei essa maratona, vi você e outras meninas falando no grupo e fiquei com vontade. Não entrei oficialmente, mas tenho uma lista de 7 livros que estou tentando ler o mais rápido possível, vai ajudar MUITO a minha estante que tá ficando cheia de livros não lidos. D:
    Beijos
    raquelcarmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oii! que bom que gostou do livro! Sempre via esse livro em promoção, mas sempre pensei que não gostaria muito do livro e sempre me disseram que a autora deixa muitos cliffhangers, mas agora estou bem ansiosa para ler o livro. Adorei a resenha!

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir