sexta-feira, 18 de outubro de 2013

#A Princesinha

Heey lindos e lindas tudo bem ??
Antes de mais nada quero dar os parabéns pra Arissa pela 1ª resenha *____*
Que venham muitas outras viiw pequena gafanhoto =DD
E hoje trazendo pra vocês um livro especial e que já conto a saga dele na livraria!
Pra vocês direto do túnel do tempo e que sei que muita gente lembra dele por causa da Sessão da Tarde: A Princesinha.

Titulo Original: A Little Princess
Autora: Frances Hodgson Burnett
Editora: 34

SinopseA Princesinha, de Frances Hodgson Burnett, é um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil de língua inglesa. A obra, já adaptada para o cinema, conta a história de Sara Crewe, uma menina rica que perde tudo quando lhe acontece uma terrível tragédia. Obrigada a trabalhar como empregada, a passar frio e fome, ela continua a preservar sua nobreza, e assim consegue manter seu orgulho e generosidade. Esta edição conta com o texto integral do livro, na fiel tradução de Marcos Maffei, acompanhado das belas ilustrações de Tasha Tudor.

Lembraram mais ou menos que historia é essa??
Então deixa eu contar como eu consegui o livro: ontem eu e a Ana estávamos na Livraria Cultura e ai estávamos na sessão de DVDs procurando alguns filmes, ai depois de dar de cara com o Jardim Secreto, Meu Monstro de Estimação e outros (e depois de uma pequena missão de encontrar os dvds da Nova Onda do Imperador) fomos pedir pra nos ajudarem e ai aproveitando perguntei se tinha o filme da Princesinha, mas ai a moça falou que não tinha mais, mas que o livro havia sido relançado!
Minha reação foi tipo "OMFG NÃO ACREDITOe ai é claro eu sai de lá com o livro \O/
Bem, nem tenho que dizer que estou amando livro de paixão, e de fato eu sempre foi apaixonada pelo filme e claro nem tenho que contar que choro litros com ele né?
Não foi diferente com o livro!
Sara Crewe é uma menina de classe, não apenas por ser uma das mais ricas meninas de Londres, também é uma menina educada, com uma imaginação que deixa a todos impressionados e uma vontade de aprender que é incrível  tanto que seu pai, o Capitão Crewe, lhe deu o pelido carinhoso de Pequena Senhora, pois ela parece bem mais velha do seus 10 anos.
Sempre educada e gentil com todos, Sara passa agora por uma mudança, já que seu pai precisa ir para a Índia para servir lá, ela tem que ficar em uma escola que tem como alvo a educação de jovens damas, o Educandário Seleto para Jovens Damas da Srta. Minchin.
E é a partir dai que a vida de Sara vai mudar para sempre, já que em seu aniversario de 11 anos enquanto festejava unto com as outras meninas, ela recebe a noticia que seu pai acabou falecendo devido uma febre da selva e acabou perdendo toda a fortuna quando investiu seu dinheiro nas minas de diamante, então alem de órfã, Sara  eta completamente falida.
 A Srta. Minchin, dona da escola, é uma mulher dura, que logo de cara detesta Sara, apos um episodio envolvendo aulas de francês vê em Sara um problema, apensar é claro que mesmo que a menina seja muito rica, nunca deu trabalho algum, não é mimada como a maioria das meninas ricas em seu colégio e nunca nem mesmo levantou a voz para ninguém. Um fato é que a Srta. Minchin tem uma inveja muito grande de Sara, mas principalmente ela amava o dinheiro que vinha sempre, mas com o anuncio que sua pequena fonte de riquezas secou, ela resolve descontar todas as frustrações em Sara, deixando que a menina more na casa, mas no sótão junto dos ratos e trabalhando como uma criada qualquer para as outra meninas e para ela mesma como garota de recados.
Sara trabalha o dobro do que os outros serventes, já que todos pegaram o habito de humilhar a pequena dama que agora é uma mendiga.
“Eu sou uma princesa. Todas a garotas são. Mesmo que elas vivam em pequenos e velhos sótãos. Mesmo que se vistam com trapos. Mesmo que não sejam bonitas, ou inteligentes, ou jovens. Elas ainda são princesas. Todas nós.”

Dentro da escola, Sara tem suas amigas, a primeira que somos apresentadas é Ermengarde St. John, a menina gordinha que todas as outras tiram sarro por ela ser mais lenta durante o aprendizado, apesar dela ser filha de um homem incrivelmente inteligente, sua filha não puxou seus talentos e isso é frustante para ele, por isso o relacionamento dos dois é marcado por curtas visitas ao colégio e olhares de reprovação. Mas Ermengarde apesar de tudo é uma criança de bom coação e que vê em Sara uma grande amiga, já que esta nunca a julgou por nada e ainda a ajuda nas aulas de francês. 
"- Que bom saber disso - disse Sara. - A gente sempre fica grata quando alguém gosta da gente. Sim. Vamos ser amigas. E vou lhe dizer uma coisa... - um súbito brilho iluminou o seu rosto - ... eu posso ajudá-la com as lições de francês."
Lottie é outra das meninas da escola, mas é uma das mais jovens e por isso sempre foi deixada de lado pelas outras meninas e para pior ainda mais, ela aprendeu que para conseguir alguma atenção ela faz escândalos terríveis e passa horas gritando. Mas no funo ela é apenas uma menina que foi mimada ao máximo pela mãe, mas sua mãe acabou doente e falecendo, deixando-a com um pai muito novo e que não sabia o que fazer com ela, então a jogou na escola. Lottie é uma menina solitária e que vê em Sara mais que uma amiga, e sim uma nova mãe e passa a segui-la por toda parte.
Outra menina muito importante na vida de Sara é Becky, que é uma das criadas, que se aproximou de Sara para ouvir suas estorias e acabou encantada pela princesa que ela sempre se mostra ser, e é Becky quem mais lhe ajuda quando ela se torna uma criada e a apoia nos momentos mais difíceis.
“Nós duas somos iguais, eu sou apenas uma garotinha assim como você! - exclamou Sara - É apenas um apenas um acidente que eu não seja você, e você não seja eu.”
Uma personagem impar nesse livro, mas que merece todo destaque, é na verdade um ser inanimado, mas que em muitas passagem eu acreditei mesmo que ela iria criar vida. Emily é a boneca que Sara ganhou de seu pai antes de entrar no colégio, mas ela não é uma boneca comum, ela foi criada perfeitamente para Sara e as duas tem um relacionamento de apoio mutuo e todas as outras meninas veem a boneca como uma pequena deusa que fica sentada em uma cadeira no quarto de Sara com seu livro no colo.
"- Eu quero que pareça que ela não é uma boneca de verdade - Sara disse. - Eu quero ela pareça ouvir quando eu falo com ela. O problema das bonecas, papai... o problema das bonecas é que elas nunca escutam."
É um livro de leitura profunda e marcante do inicio ao fim, pois trata de maneira bem sutil sobre como a humanidade é construída em uma criança, pois vemos diferentes meninas e cada uma tem uma visão sobre o que acontece a sua volta. Sara tem alem de uma personalidade muito forte, uma imaginação que se torna sua aliada nos momentos mais difíceis e de desespero. As pessoas adoram tratar Sara da mesma maneira como foram tratadas a vida toda, mas acabam perdendo a razão pois a menina continua com sua educação impecável e nunca perde a cabeça. Mas a vida de Sara é marcada por revira voltas, mas o que acontece?? só lendo gente lamento =DD
" – Eu também não sou muito de responder – dizia Sara, para se consolar. – Se eu puder evitar, não respondo. Quando estão insultando a gente, a melhor resposta é não dar uma palavra, só olhar e pensar. […] Quando a gente não perde a calma, as pessoas sabem que a gente é mais forte que elas, porque consegue se controlar e elas ficam dizendo coisas estúpidas, de que depois se arrependem. Não existe nada tão forte como a raiva – a não ser o que faz você controlar a raiva, que é mais forte. É muito bom não responder nunca aos inimigos. Eu quase não respondo."
 Como eu disse é um livro lindo e que vale muito a pena a leitura, e eu tenho que dizer que, a autora desse livro é uma das minhas favoritas por sua maneira de trabalha com historias que sempre tem crianças como personagens principais e que trabalha com seu crescimento, principalmente o crescimento emocional de maneira quase que maestral e isso é o que mais diferencia ela das autoras da sua época. Com belas ilustrações, torna-se um livro incrivelmente visual. Este também é um dos raros momentos aonde eu também recomendo o filme, já que ele é de arrancar lagrimas quase que o tempo todo e é incrivelmente belo. É uma historia que merece toda a atenção e seu que vocês vão amar tanto quanto eu <33
“O que quer que aconteça, uma coisa não pode mudar. Se sou uma princesa em trapos e andrajos, posso ser uma princesa por dentro. Seria fácil ser princesa se eu estivesse vestida com tecido de fios de ouro, mas é um triunfo muito maior ser princesa o tempo todo, sem ninguém saber.”

14 comentários:

  1. Oi, Lih.
    Sou louca pra ler esse livro porque amei o filme. É uma história tão tocante, delicada e sensível! Lindo, lindo, lindo!
    Adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa. Parabéns pela linda resenha!

    Beijos e boas leituras.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. muito bom resenha intrigante
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia
    Mas gostei bastante da dica, parece ser realmente muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO esse filme, mas nunca li o livro. É um exemplar muito difícil de se encontrar :/ quero muito.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro, e muito menos q tinha filme rs.
    Gostei do enredo do livro e vou ver se assisto o filme, já que comprar livros esse mês está fora de cogitação rs.
    Adorei a resenha, parabéns!
    Caixinha de Correios #30.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oii Lih tu falou tanto que tive que vim aqui apreciar essa linda resenha ;DDD
    Meu A Princesinha é muito <333333333
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Eu ouvi sobre mas foi pouco rs
    Que bacana, não conseguiu o filme mas conseguiu o livro o/
    Eu adorei a resenha e principalmente saber mais porque não conhecia (ou pelo menos não me lembro).

    Beijos
    Tamires C.
    de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. AAAAAAH
    é daquele filme :33
    Que divertido ;D
    Dificil conseguir esse livro hein? :o
    eu adoraria ir mas... nao consigo :T
    Um beijo!
    Pâm
    interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Parceiras

    Eu amo esse filme e com certeza vou correr atras do livro.
    Nossa fiquei mega feliz em saber que ele foi relançado.

    Beijos
    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Acredita que nunca vi esse filme? Gente me sinto uma sem cultura nesse momento. Mas me interessei, parece ser super fofo. E tendo o livro, melhor ainda hehehe.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  11. Own, esse filme é tão lindo, sou apaixonada por ele. Fico com dó dela ser maltratada :S às vezes esquecemos que é somente um filme rs beijos

    Blog Fashion e Bella
    www.fashionebella.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiie :)
    Nossa, adorei a resenha, agora fiquei muito curiosa para ler e ver essa obra, adoro esses livos intensos que nos mostram a realidade aos olhos de crianças ^^
    E que lindo aquele ´primeiro quote, afinal, todas as garotas são princesas, independente do que vistam ou do que sejam!
    Beijoocas :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lih,
    Eu nunca vi o filme, mas deve ser muito fofo. O livro também deve valer muito a pena :)
    Gostei da dica.
    bjs

    Te indiquei uma tag: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/2013/10/tags-meu-marido-literario-10-books.html

    ResponderExcluir