quinta-feira, 4 de junho de 2015

#Os Goonies

Oiiiii lindoos tudo bem?? Curtindo feriado maravilha?? Espero que sim =DD
Entãão, eu ia deixar para postar esta resenha depois, mas não me aguentei e tinha que dividir com vocês, então aqui estou de volta, com a resenha de um clássico de infância, que sei que maioria já assistiu ao filme em algum momento, e se não assistiu corra agora e assista (é serio), que foi adaptado a um livro que é igualmente incrível: Os Goonies.




Titulo Original: The Goonies
Criado por: Steven Spielberg
Escrito por: James Kahn
Editora: Dark Side

Sinopse: "O clássico filme infanto-juvenil, "Os Goonies", volta direto dos anos 1980, adaptado para livro. Às vésperas de serem despejados de seus lares, um grupo de crianças - os Goonies - segue em busca de um tesouro escondido, em uma história fantástica de amizade." 







Eu sou apaixonada por cinema, não sei e já disse isso por aqui, e eu sempre gostei de filmes com crianças, porque eles sempre tem um ponto a mais em varias coisas, seja em mensagens ocultas para pararmos pra pensar, em lições de vida, em personagens marcantes e aventuras que fazem inveja a todos que assistem. E claro que Os Goonies tem tudo isso e muito mais.
Um dos últimos clássicos dos anos 80/90 com cinema teen, Os Goonies é um daqueles filmes que se você assistiu, vai querer assistir de novo e de novo.
E quando eu soube que ele ia ser lançado em livro, eu juro que rolou lagrimas de alegria!
Bom, primeiro porque ele originalmente era apenas o roteiro do filme, mas então ele foi adaptado em livro, e em duas versões, uma em capa normal e a de capa dura, como capa dura é caro e eu não to podendo, então capa normal pra mim, e mesmo assim sempre que eu vejo ele na minha prateleira eu fico feliz.

Os moradores das Docas Goon estão enfrentando uma grande crise. Os seus moradores estão para serem despeados para sempre por conta de um empresario que quer comprar tudo e não esta nem ai para os moradores, e apesar de eles quererem comprar as terras de volta para eles, ninguém tem o valor para impedir a compra, então só os resta ir embora, e agora, amigos de muito tempo, estão todos prestes a se separarem para sempre.
Em meio a essa deprimente situação, estão os amigos Mikey, Bocão, Gordo e Dado, que agora estão terminando de arrumar suas coisas para a mudança, mas não estão nem um pouco felizes com isso. Amigos desde sempre , eles eram o grupo conhecidos como Goonies, e estavam sempre em buscas de aventuras nas Docas, e agora estão prestes a dizer adeus e não esta sendo nada fácil. Mikey é o tímido garoto asmático que funciona como cérebro da turma, já que as ideias, boas ou ruins, são dele, Bocão é o falador do grupo, que chega a ser irritante já que ele não sabe quando ficar quieto, Gordo é o gordinho da equipe e responsável pelas situações mais cômicas já que ele atrai problemas, é também um mentiroso compulsivo e Dado é o gênio por trais de diversas invenções e o sabe tudo do grupo, e cá entre nós, é meu personagem favorito junto com Mikey.

A aventura final dos Goonies começa quando eles estão mexendo no sótão dos pais de Mikey e por acaso acabam encontrando um mapa de tesouro, que pertenceu a ninguém menos que Willy Caolho, que é o pirata mais famoso nas Docas, e também exitem diversas lendas de que ele tinha enterrado um tesoura ali, antes de ser morto a anos atras. Só que até hoje, ninguém nunca encontrou o tesouro e ele se tornou uma das lendas mais antigas da cidade. Mas tem uma diferença agora, os meninos tem algo que não tinham antes, um mapa e um grupo de meninos que não tem anda a perdem, e o que é melhor, com o tesouro eles podem salvar sua casas, e mesmo que não achem nada, vai ser a grande aventura final deles e agora eles não podem perder essa chance.
Eis então que tem inicio uma aventura muito maior do que eles tinham se que planejado.

"Portanto, esta é a história do que aconteceu naquele último longo dia do outono passado, o dia antes do nosso despejo. E eu sei que uma boa parte desta história vai parecer difícil de engolir, mas juro por Deus que cada palavra é verdadeira."

Claro que antes de toda a aventura começar, eles precisam lidar com o irmão mais velho de Mikey, Brand, que esta cuidando deles e tem ordens de não deixar que eles sumam de vista, mas claro, depois de ele ser devidamente marrado no sofá, eles saem em busca do tesouro de Willy. 
Na busca pelo tesouro de um pirata porem, nada é muito fácil, e graças a imaginação de Mikey e as habilidades únicas de cada um dos meninos, eles tem udo para tornar esta missão um sucesso. Mas as coisas se tornam ainda mais complicadas, quando um grupo de bandidos conhecidos como a Família Fratelli esta atras dos meninos e do tesouro também, e eles não tem piedade de nada, nem mesmo do próprio filho quem tratam como um monstro e que depois se torna uma peça importante na busca pelo tesouro.

Uma coisa que adoro nos Goonies, é que mesmo sendo meninos tão diferentes uns dos outros, eles são amigos de verdade e a personalidade de cada um tem uma importância em cada momento da busca pelo tesouro, e principalmente, eles estão descobrindo a eles mesmos nesta jornada que mudara a vida deles para sempre e que também marca o fim de uma fase da infância e que inicia a adolescência deles.
Também fala de cumplicidade e que as vezes, os verdadeiros perigos esta nas pessoas, não em armadilhas piratas ou em cavernas escuras. Medos e sonhos são colocados a prova a todo momento e sempre com uma pitada marcante.

"Mas vocês entendem o que eu estou dizendo, não é? Da próxima vez que vocês virem o céu, ele vai estar sobre outra cidade. Da próxima vez que vocês fizerem uma prova, vai ser em outra escola. Nossos pais e mães querem o melhor para nós, mas eles têm que fazer o que é bom para eles, porque é o jogo deles, é a vez deles, mas aqui em baixo é a nossa vez. Nosso tempo, nossa aventura e as nossas regras e planos." 


Eu super recomendo a leitura, mas também recomendo muito o filme, que é um clássico cheio de aventuras e personagens que vão deixar saudades no memento que tudo termina e claro, a todo momento eu estava pronta pra fazer meu juramento Goonie e entrar na caverna para encontrar um tesouro escondido também.
Amizades verdadeiras, primeiro amor, sonhos infantis, tudo isso em uma unica obra.


Um ótimo feriado seus lindos <33
Amo vcs!
Lih_Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário