terça-feira, 31 de maio de 2016

#Dias Perfeitos

heey seus lindos tudo bem?? Como passaram fim de semana e feriado??
Espero que tenham aproveitado bastante e agora vamos comemorar que depois de anos finalmente estamos chegando em Junho \O/
E já vamos entrar no mês novo com resenha nova né!!
O livro que me tirou o sono e acho que roí algumas unhas: Dias Perfeitos


Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras

"Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional."

Sabe aquelas promoções que você bate o olho e não consegue deixar ela passar?? Então, aproveitando a promoção da editora, eu sai da livraria depois de um loongo jejum de compras de livros para sair da livraria com um livro que foi chocante da primeira até a ultima pagina.
Alias, ainda já adianto que não me recuperei completamente do final dele ainda.

Téo é um jovem solitário, mas mais do que isso, ele não se importa em ser solitário, ele gosta de estar sozinho e não tem real empatia por ninguém. É um dos melhores alunos da sua classe de medicina e tem fascínio pelos cadáveres nas aulas de anatomia e sente um estranho prazer durante os momentos de dissecação, e o mais estranho, ele passa a desenvolver um certo carinho por um dos corpos, que ele carinhosamente chama de Gertrudes e realmente a trata como se fosse alguém próximo a ele. 
Ele passa boa parte do tempo também cuidando de sua Mãe que é paraplégica, mas mesmo assim, sua ligação com ela é limitada a esses cuidados. Mas foi graças a insistência dela que ele acaba indo a uma festa e conhece Clarice, e é ai que as coisas realmente mudam para sempre.  

"Não gostava de ninguém, não nutria nenhum afeto para sentir saudades: simplesmente vivia."

Téo é um personagem com todo o perfil psicológico muito bem trabalhado para ser aquela pessoa apática, mas que quando menos se espera mostra quem ele é de verdade e ele vai se tornando mais e mais assustador com o passar dos capítulos e  ao mesmo tempo, ele te prende a leitura de uma maneira unica e varias vezes eu me sentia totalmente encurrala pelos pensamentos dele e só consegue parar de pensar nele, quando finalmente o livro acabou e eu fiquei meio desorientada depois.

Clarice já é totalmente o oposto. Ela é uma pessoa de espirito totalmente livro, que esta cheia de planos para poder escrever seu novo roteiro de cinema, e  por acaso, conheceu Téo em uma festa. E no momento em que Téo a conhece, ele cria uma especie de obsessão por ela e por tudo que ela faz e começa então um plano para poder tornar ela sua, e pra isso, ele não se importa com os métodos.
Ela é um contra peso muito importante no livro, porque, enquanto somos presos a mente totalmente racional de Téo, Clarice é a pessoa de humores variados, que diz o que pensa o tempo todo, acredita em horoscopo e mesmo assim, ela por si só é realente fascinante.
E agora esta nas mãos de Téo e ele esta disposto a dobrar o espirito dela, mas aos poucos, ele percebe que as coisas não serão como em seus planos.

"Aquela atitude acionou uma cadeia de pensamentos, bons e ruins, e o levou a uma verdade cáustica: ele jamais poderia deixar Clarice partir."

Eu realmente fiquei chocada com a intensidade deste livro. Com um thriller psicológico verdadeiramente bem elaborado, cenas chocantes e momentos de real insensatez, não demorou mito e este se tornou uma dos livros mais incríveis que eu li este ano, e agora eu estou precisando ler todos os outros livros do Raphael e já me avisaram que não ficarei decepcionada com nenhum deles.

E é só por hoje amoores!
Até breve <33
#Lih_Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário