quarta-feira, 7 de outubro de 2015

#Jurassic Park

Oiiii lindos e lindas tudo beeem?? Como esta a semana de vocês?? Espero que tudo bem =DD
Então sobre a resenha de hoje, eu sempre fui apaixonada pelo filme desde criança e siim, eu era daquelas crianças que AMAVA dinossauros, e quando eu soube que o livro ia ser relançado, eu fiquei doida por ele, mas ai eu ainda tive uma fila de espera chamada, sem dinheiro!
Foi entããão que as forças divinas em sua misericórdia enviaram enfim a tão esperada iluminação chamada: promoção no Submarino!
E é assim que trago a vocês a resenha de ninguém menos que o parque dos meus sonhos de infância Jurassic Park!
 
Autor: Michael Crichton
Editora: Aleph

"Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos." 



Como eu disse, eu sempre fui apaixonada por dinossauros, e confesso que a primeira vez que eu assisti Jurassic Park, eu deveria ter uns 8 anos e foi terrivelmente assustador e incrivelmente empolgante! 
Eu enchi meu pai de todos os tipos de perguntas sobre dinossauros que ele cansou de responder depois de um tempo e acabou me dando vários dinos de pelúcia, para montar, em livros e coisas assim. E claro, eu assisti a fita do filme até que ela finalmente estragou!

Mas a verdade, é que logo nas primeiras paginas já percebemos a diferença gritante entre o livro e o filme, e não é aquilo de qual é melhor, e sim, os dois são incríveis a sua maneira e claro, no livro podemos entender algumas coisas que ficaram apenas por cima no filme e temos a grande resposta para a pergunta: o que de verdade aconteceu com o parque perfeito ao ponto do desastre??

Bom, logo de cara, nós somos apresentados a um plano milionário, extremante ambicioso e que antes mesmo de estar completamente operacional, ele precisa passar por uma avaliação de especialistas, por causa de pequenos problemas que segundo John Hammond, seu dono e criador, esta perfeitamente sobre controle, mas que as autoridades agora estão investigando a fundo. Então, eis que ele resolve que é a hora de pessoas extremamente selecionadas poderem enfim saberem no que estão envolvidas mesmo que não saibam muito bem ainda.
E é então que os primeiros visitantes chegam ao Jurassic Park, e descobrem um zoológico que vai alem do imaginado de qualquer pessoa, um parque onde as atrações animais são anda menos que dinossauros, que graças a uma pesquisa profunda em genética e um projeto pioneiro em clonagem foi capaz de trazer estes animais pré históricos de volta a vida.

O primeiro da lista de convidados de Hammond é Alan Grant, um paleontólogo renomado no auge de seus quarenta anos, mas que se destaca por ser visual e por ser um grande defensor de suas próprias teorias sobre a vida dos dinossauros, e que tem suas escavações mais recentes todas patrocinadas pelo próprio Hammond. Junto com ele vai também a sua estagiaria e especialista em paleo-botânica, Ellie Sattler. Temos também o matemático e extremamente pessimista Ian Malcom para uma visita e avaliação do parque, ma nenhum deles estava realmente preparado para a surpresa que surgiu a sua frente logo na chegada a Ilha Nublar, na Costa Rica.

"Ele estava olhando para o pescoço curvo e gracioso de uma criatura imensa, que se erguia quinze metros no ar. 
Ele estava olhando para um dinossauro."

Apos descobrirem sobre como os dinossauros foram trazidos de volta a vida, eles então se preparam para o primeiro passeio, ma não sem antes encontrarem as crianças, que são o principal alvo do parque, Timmy e Lex, netas de Hammond e que aqui tem idades bem diferentes do filme, já que Timmy é o mais velho com 11 anos e Lex tem apenas 8 anos.
E é bem aqui, quando o passeio enfim começa, que as coisas tomam um rumo assustador e quando perfeito sistema do parque sofre uma sabotagem interna por conta de um roubo patrocinado por uma empresa rival, as coisas finalmente começam a desmoronar, junto com as cercas que deveriam conter os animais e o panico toma conta.
Acho que eu não poderia ter escolhido um livro melhor para poder estar abrindo o mês das bruxas do que este. As cenas nele são extremamente exitantes a ponto de varias vezes eu estar prendendo a respiração, e o panico e o desespero dos personagens são colocados de maneira tão intensa que pode ser sentido o tempo todo durante a leitura. Os dinossauros estão em sua plena força física e todo seu poder é passado sempre que as diferentes especies são descritas. A grandeza desses animais são utilizadas de maneira unica e temos sequencias de tirar o folego. Diferente do filme, o autor não tem piedade das cenas com muito sangue e desmembramentos quando eles resolvem fazer alguém de seu prato principal ou mesmo quando descreve uma cena de caçada entre os próprios animais.

"Em seguida houve uma nova dor dos dois lados de sua cabeça. A dor piorou e, enquanto ele era erguido até ficar de pé, soube que o dinossauro estava com sua cabeça nas mandíbulas dele, e o horror dessa percepção foi seguido de um desejo final: o de que tudo acabasse logo." 

Um ponto muito importante a ser citado também, é que este é um livro onde as personagens femininas, apesar de presentes, elas são personagens que durante toda leitura você acredita que elas não tem nenhuma função real no livro, como Ellie sendo apenas um rostinho bonito e belas pernas e Lex sendo a menina mimada que ninguém quer por perto, mas mesmo assim, temos em contra ponto todos os dinossauros até então no parque, eram todos fêmeas e são elas que destroem tudo em seu caminho e começam a verdadeira destruição do parque. É um livro de percepção totalmente machista, onde temos homens robustos, caçadores experientes, que sabem muito bem o que fazem e de personalidade fortemente imposta, que se sobrepõem sobre personagens como Dennis Nedry, que é o nerd obeso e relaxado que graças a seu ambicioso plano de vender embriões congelados para a empresa rival, é um homem completamente repulsivo em suas ações e que na percepção do livro, esta fora do contexto do que de verdade seria um homem. 
Temos também criticas severas a ciência e a tecnologia e sobre o que realmente estamos fazendo de útil com ela. Temos então a representação disso com personagens como o geneticista responsável pela criação dos dinossauros, Henry Wu, que vê total sucesso em suas criações geneticamente falando, mas nunca se apegou ao que de fato eles eram, ao ponto de mal saber o nome dos animais, classificando eles apenas por numerações e por sucesso e fracasso, também nunca se perguntou quem eles eram em questão ao comportamento. 

"Eles sabiam tão pouco sobre os dinossauros. Depois de 150 anos de pesquisa e escavação no mundo todo, ainda não sabiam quase nada sobre como os dinossauros tinham realmente sido."

Alan e Timmy também são personagens fundamentais neste palco de homens, onde temos um garotinho que lhe falta uma figura paterna que o compreenda, já que o pai de Timmy prefere muito mais que ele se interesse por esportes do que por dinossauros e ele tem em Alan o exemplo perfeito de que mesmo tendo um gosto tão diferente, você se torna um homem de grande imponência, já que Alan logo que aparece deixa claro a sua presença, seja em pontos de vista extremante fortes, ou em suas ações para manter as duas crianças vivas na selva. 

Ian Malcon também é o contra ponto de John Hammond, já que onde Ian é pessimista e um homem que prevê que o caos é inevitável e uma bomba relógio em nossas ações e em tudo o que fazemos, Hammond é um homem sonhador e se torna cego com a ideia de que tudo esta em total controle e não mede esforços para impor sua visão de que tudo vai melhorar, sem falar que ele é um tanto infantilizado em vários momentos e um homem apegado a ideias infantis.

Um ponto muito legal no livro também, é que ele é cheio de gráficos e como se fossem prints de um computador de verdade, o que causa um ar totalmente realista ao livro, ao ponto que varias vezes parece realmente que estamos olhando para um documento com informações reais do parque, e isso apenas da um ar ainda mais forte durante toda leitura e também a torna muito dinâmica e extremante visual que mesmo quem nunca viu o filme é capaz de ter uma imagem de tudo que esta acontecendo no parque e nos tornamos espectadores de uma aventura extremamente dinâmica e profundamente tensa.
Ahhh, e sobre o final, não esperem passeios suaves de helicóptero com aves voando ao lado, e sim um final extremamente forte e bem mais impactante que o do filme e que só lendo para vocês terem uma noção.

Só por hoje seus lindos <33
Bjoos e fechem bem as portas, pois a floresta as vezes esconde criaturas perigosas e muito mais antigas do que pensamos ;DD
#Lih_maria

2 comentários:

  1. Olá!
    Adorei sua resenha. Você me deu informações que desejava saber sobre o livro: qual era a sua diferença em relação aos filmes. Fiquei com boas expectativas sobre essa leitura! Saber que há ação e aventura, que nunca faltam em Jurassic Park, mas com distinções que garantem surpresas ao leitor me deixou animada.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Putz.Jurassic fez parte da minha infância, assisti todos, mas ainda não li, pretendo ler, gostei bastante da resenha, e esse livro já estava na minha lista

    Beijos
    www.comeoncintia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir