terça-feira, 30 de setembro de 2014

#Proibido

Heey lindos e lindas tudo bem?? Como esta a semana de vocês??
Entãão, aqui estou eu porque eu acabei de ler este livro e não consegui parar de pensar nele e eu só falo dele agora pra todo mundo.
Então é claro que eu não consegui sossegar enquanto não vim aqui postar a resenha para vocês!
Um dos melhores livros que li este ano sem duvida e que esta pra sempre marcado em mim: Proibido.

Titulo Original: Forbidden
Autora: Tabitha Suzuma
Editora: Valentina

Sinopse: "Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de
uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.

Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.

Eles são irmão e irmã.


Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade."

Antes de mais anda, devo dizer que quando comprei este livro, foi meio que um tiro no escuro. Eu sabia mais ou menos do que se tratava, mas confesso que não esperava nem metade dos acontecimentos e nem a profundidade do livro.
Tratado de um tema que eu vejo como muito pouco explorado e quando é sitado é de maneira supérflua, eis aqui o primeiro livro que mergulha em um tema que é um tabu: o incesto. 
Caso não saibam, incesto é quando temos uma relação de conotação sexual, abusiva ou não, entre consanguíneos. como filho com pai ou mãe, e no cado do livro, dois irmãos.

Logo de inicio somos apresentados a dinâmica familiar de Maya e Lochan, que consiste em arrumar e cuidar de seus 3 irmãos mais novos, cuidar das tarefas de casa, ajudar os menores com as tarefas da escola e tudo mais em casa, o básico em casa, só que ambos tem apenas apenas 17 e 16 anos e são os dois irmãos mais velhos da casa. Isso porque a Mãe deles mal para em casa, entre festas e o novo namorado e o Pai deles foi embora viver com uma nova família.
Desde o inicio, é perceptível em como Maya e Lochan são extremamente unidos, afinal, são os dois que mantem a casa e se tornaram responsáveis por tudo.   

Lochan é o mais velho deles, com 17 anos e extremamente responsável, tem notas altíssimas e esta prestes a realizar o exame final na escola, coisas que todos os professores estão mais que felizes, já que com suas notas ele consegue vaga em qualquer universidade. Mas ele é extremamente retraído, sofre de ataques de panico e tem problemas em socializar, sendo assim, é impossível o contato dele com pessoas, fora os membros de sua família. Ele tem uma maturidade que vai muito alem da sua idade, mas ao mesmo tempo é frágil e se auto impõe muito mais do que qualquer um aguentaria. 

"Mas mesmo durante esses breves momentos sinto que ele esta escondendo uma parte mais sombria e infeliz de si mesmo - a parte que faz um esforço enorme para sobreviver na escola, no mundo exterior, um mundo onde, por alguma razão, ele jamis se sentiu em paz."  

Eu não consigo dizer o quanto eu me apeguei emocionalmente ao Lochan. Ele é alguém que teve que trocar o papel de irmão ao de chefe da família, porque para ele não tem nada mais importante e mesmo com toda as dificuldades ele faz de tudo para que o frágil castelo de cartas que ele mantem fique sem desmoronar. Mesmo assim, a solidão dele é palpável e o medo de se tornar alguém que envergonhe a seus irmãos por culpa de seus medos e o cuidado que ele tem com os mais novos é extremamente tocante.

Maya tem 16 anos, é mais sociável que Lochan e tão atarefada quanto ele em casa e teve que amadurecer também precocemente, já que ela precisava ajudar Lochan a cuidar de tudo. Ela não sofre da mesma fobia dele, mas o grande medo dela é o de perder a seus irmãos, principalmente a Lochan. Ela faz de tudo para suprir tudo que Lochan não consegue, como ir as reuniões, falar com outras pessoas, tanto que ela tem uma convivência fora da escola um pouco maior que ele.

"Posso parecer confiante e extrovertida, mas passo a maior parte do tempo rindo de piadas que não acho a menor graça, dizendo coisas que não penso nem sinto - porque no fundo, é o que todos estamos tentando fazer: nos adaptar, de um jeito ou de outro, fingir desesperadamente que somos todos iguais." 

O que temos qui é principalmente em foco é o relacionamento entre Maya e Lochan, que não é algo que é jogado a esmo, e sim construído de maneira que vemos que os sentimentos de um pelo outro sempre estiveram ali, ambos escondendo e tentando não colocar para fora ao máximo, já que eles também sabem o errado e proibido que é, mas é algo inevitável com o passar do tempo e quando finalmente nos é mostrado os sentimentos de ambos, é de uma maneira tão poética, tão bem feita que eu me peguei chorando varias vezes.
Eu sei, eu sei, eu choro fácil, mas esta é uma daquelas leituras que rompem o coração, principalmente, ela exige um coração aberto e uma aceitação das muitas definições do que é amor e suas barreiras.

"Ele sempre foi mais do que apenas um irmão. Ele é minha alma gêmea, meu oxigênio, a razão pela qual espero com ansiedade pelo momento de acordar todos os dias."

Eu tenho de dar os parabéns a Valentina por trazer um livro tão incrível como esse e a autora dele pela coragem e sensibilidade que ela colocou em cada pagina.
Quanto mais eu lia, mais eu tentava imaginar o quão esmagador deveria ser tudo isso para os dois, percebi meu próprio tabu, quando percebi do que se tratava a historia, juro que fiquei com o pé atras e com certo receio, e quando ele acabou e eu fechei o livro eu não sabia o que fazer, eu chorava e pensava em tudo e quase não consegui dormir com tudo que aconteceu.

"Eu me recuso a permitir que um rótulo do mundo estrague o dia mais feliz da minha vida. O dia que beijei o homem que sempre abracei em meus sonhos, mas nunca me permiti ver. O dia em que finalmente parei de mentir para mim mesma, parei de fingir que era apenas um tipo de amor que sentia por ele, quando na verdade era todos os possíveis e imagináveis de amor."

Os outros 3 irmão caçulas, Kit, Willa e Tiffin, são personagens muito marcantes também, e presente em todos os capítulos. Eles tem personalidades bem distintas e mesmo que o livro não seja dedicado a eles, vemos que eles orbitam em torno de tudo e também percebemos a carência que eles tem do conceito de família, as dificuldades e como aos poucos eles tem o mesmo amadurecimento forçado, já que estão a merce das circunstancias mesmo em tão pouca idade.

Como eu disse, é um livro que meche muito com o leitor e bato na tecla de que mantenham a mente o coração muito aberto porque sei o quão chocante ele vai ser.

Bom só por hoje seus lindos =DD
Bjos e até breve <33
#Lih_Maria

12 comentários:

  1. Oi Lih

    Você sabe que eu li esse livro e amei ele é o melhor livro de 2014 com certeza e não foi a toa que falamos no What's sobre ele o livro é ohoda desculpe a expressão e nada do que dissermos será suficiente para entender a grandeza que é esse livro, entender o amor na sua forma seja ela qual for é de tirar o chapéu e essa autora entrou para a lista dos meus preferidos sem sombra de dúvida.

    Que bom que o livro também conseguiu te tocar da mesma forma que me tocou e espero em breve que a editora lance outros livros dela para o Brasil e que ela venha para a Bienal do ano que vem que iria ser perfeita rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lih! Adorei a tua resenha! Toooodo mundo tem a mesma reação a esse livro e eu também sou manteira derretida e choro com tudo e eu acho que eu vou ficar num estado psicológico ruim e com os meus nervos em frangalhos quando eu ler, só sei que não posso ler antes do meu tcc hehehe beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sei lá, fico meio assim quando tem incesto em algum livro, mas comentam tanto deste livro que me dá até uma pontinha de vontade de ler haha

    gabriellaquerfalar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lih, tudo bem?

    Mais uma fã do livro e da autora, hein? Confesso que ainda não me convenci de ler o livro. A história é bem densa e complexa mesmo. Vamos ver se mais pra frente eu mudo de ideia =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lih, cheguei! Então quero muitooo ler esse livro de tanto que ouço falar dele, a leitura é densa e muito polêmica, que causa certa curiosidade nas pessoas, mas pelo que ouvi dizer a autora soube conduzir o livro de forma simples, sem muito alarde! Pelo que vc disse é um livro que marca, eu já estou prevendo uma ressaca!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Oi Lih, tudo bem?
    A sua não foi a primeira resenha que li, e a cada nova resenha fico ainda mais curiosa para ler este livro. Parece ser aquele tipo de leitura que mexe profundamente com quem lê, e de certa forma até incomoda. Dica mais do que anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  7. A cada resenha que leio me certifico de que preciso ler esse livro,
    apesar de aparentar conter um enredo complexo estou curiosa pelos elementos tão falados nas resenhas, sinceramente não faço ideia de quando lerei, mas espero poder fazê-lo em breve.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Curiosa para ler, pois ando vendo muita gente comentando sobre esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu já ouvi falar tão bem desse livro. Vou marcar no skoob porque eu acho que esqueci! Uma premissa intensa, mas uma história certamente que parece ser incrível e maravilhosa! Um livro marcante, realmente!
    Comprou bastante na bienal também? \o/ É NOIS! RSRSRS
    KKK os autores de Principe Gato são uns <3 lindos né? rsrs
    eu nao comi nabienal kkk comi de casa mesmo, só comprei agua - QUATRO REAIS, QUE ROUBO!
    quem sabe na proxima a gente não se vê? :DDD
    Aiii
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  10. Este livro mudou minha vida, doí até de lembrar =/

    aliás adorei seu blog, já estou seguindo, se quiser conhecer o meu cantinho também sera super bem vinda!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. P.S.; que fooooofo! faz a tag, obaaa
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia esse livro, mas sério, parece ser muuito fofo!
    Adorei seu blog e já estou seguindo... Eu e minha amiga estamos escrevendo um livro e vamos postá-lo no nosso blog. Você poderia dar uma olhadinha e deixar sua opinião? É muito importante para nós :) http://livroopositores.blogspot.com/ Beeijos >.<

    ResponderExcluir