domingo, 10 de agosto de 2014

#BookTour: Cartas para Você

Heey seus lindos tudo bem?? Como passaram a semana??
Espero que bem =DD
Entãão, hoje dia dos Pais e eu acho que é o dia perfeito para resenha desse livro, que veio para mim atras do BookTour organizado pela Deia do Own mine.
Então para vocês: Cartas para Você - Só o tempo pode curar uma perda.

Autora: Duda Razzera
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Sinopse: "A história retrata a vida de Georgia Castro, uma menina mulher em seus vinte e dois anos que acabou de perder o pai. Inconformada com a morte de seu pai - e também melhor amigo, Georgia entra em depressão. Sua psicóloga aconselha-a a escrever para o seu pai ou manter um diário pois Georgia gosta muito de escrever. A partir daí, Georgia começa a escrever cartas para a Aceitação, pedindo para que ela bate à sua porta. As cartas são uma espécie de diário e Georgia trata a Aceitação como sua confidente. Ela conta sobre a história de amor de seus pais, sobre a história de sua família, o falecimento de seu pai e as intrigas em família que decorreram do falecimento. Além da questão familiar e do processo de luto, Georgia também desabafa sobre sua vida amorosa, pois o cara de quem gostava não quis mais ficar com ela após a morte de seu pai. Com mais essa perda, ela começa a lembrar do péssimo ex-namorado que marcou muito a vida dela e da sucessão de casos amorosos mal sucedidos depois dele. Tentando seguir a vida, Georgia termina a faculdade de Economia e conta sobre a formatura, o primeiro emprego, suas saídas com os amigos e novos amores. Basicamente, Cartas para você conta o processo de superação da morte de seu pai, sobre amadurecer e confiar em si mesma para tomar as decisões e acima de tudo, voltar a viver mesmo sentindo saudade."

Gente que livro incrível! É de uma narrativa tão profunda e envolvente que eu já começo dizendo que chorei varias vezes durante a leitura e eu li alguma coisas pra minha irmã e ela chorou também.
A Duda escreve de maneira poética sobre sentimentos não deixando nenhum deles para trás e temos um livro único e tão cheio de emoções que é difícil conter a própria durante a leitura.



Georgia Castro acaba de perder o Pai, que como ela mesma diz, era seu porto seguro para tudo em sua vida. Era pra quem ela sempre corria quando precisava e ele assumiu um papel primordial em sua vida, mas graças a um problema cardíaco, ele entrou em uma cirurgia e não voltou mais. Georgia é jovem mas escreve como uma adulta em suas cartas a quem ela chama de Querida Aceitação como uma especie de terapia, já que ela esta em uma depressão muito grande pelo acontecimento e as palavras a ajudam a liberar um pouco de tudo que ela esta sentindo.
A ligação entre Georgia e seu Pai era muito forte e a vemos tentando juntar os pedaços e seguir em frente, mas não é fácil. Ela sente não só muita falta dele, mas ele também era alguém que era o pilar de toda a família dela e com a morte dele, vemos esse pilar ir desmoronando e então vemos uma Georgia cada vez mais madura antes da época.

"As pessoas me dizem que vou me acostumar com a dor, então me viro para você e pergunto: "Aceitar e se acostumar é a mesma coisa?" Eu respondo por você, não, não é."

A família de Georgia também é um ponto importante, sua Mãe e irmã Larissa também estão passando pelo processo do luto, mas claro, cada uma de uma maneira distinta. O importante é que principalmente sua irma, esta tentando reatar alguns laços que antes passavam desapercebidos por causa da sua forte união com seu Pai elas passa a ser meio que a força um para a outra.
Vemos também os amigos de Georgia tentando ajuda-la, mas sabemos que isso não é fácil, mas mesmo assim vemos eles tentando e isso é muito importante.

"E pior, diferentemente do que acontece nos meus sonhos, na vida real ele nunca me avisou que daqui a pouco iria embora; ele não deixou nenhum recado. Eu só fiquei aguardando notícias em uma sala de hospital, e ele nunca mais voltou." 

Como eu disse, Georgia esta se reerguendo, mas ela enfrenta dificuldades que ela conta para a Querida Aceitação, desde os momentos que ela acorda sufocada de tanta saudade, até as conquistas, como o emprego novo que ela tanto precisava e as dificuldades como as crises de panico que ela sofre e os momentos em que ela chora quase que o dia todo. Ela conta como era seu relacionamento com seu Pai e vemos também os relacionamentos amorosos dela, e confesso que me diverti muito sempre que ela falava que chama seu ex-namorado de Voldemort. 
Enquanto eu lia, eu tive vários momentos de "e se fosse comigo??" e eu me peguei me colocando no lugar dela e chorei muitas vezes. Eu assim como a Georgia, sou muito apegada a minha família, principalmente com a minha mãe e não sei como ficaria se eu trocasse de lugar com ela e a perdesse. 

A Querida Aceitação, é claro, não é um personagem, mas eu também imaginei como seria esperar por ela responder todas as duvidas, cada pergunta que ela tinha e claro, o onde ela esteve quando realmente precisava. Claro que não vemos essas respostas, mas também a Aceitação tem seu ponto muito importante durante a leitura.

"O que eu quero dizer, Aceitação, é que acredito que finalmente entendi: o tempo não cura tudo. Na verdade, o tempo não cura nada. Não existirão cicatrizes enquanto eu não quiser ser curada." 

Mais para o final do livro vemos mudanças em Georgia e em tudo a sua volta, e quando acabou eu desejei Boa Sorte a ela de todo coração.
A escrita da Duda eu poderia ficar horas elogiando que é fantástica e eu fiquei completamente apaixonada. 
Amei poder conhecer o trabalho dela e espero mais em breve \O/

Bom seus lindo é isso por hoje.
Um Feliz dia dos Pais a todos os pais, avôs e mães que são pai também =DD
Bjoos <33
#Lih_maria

4 comentários:

  1. Eu perdi meu pai quando era bem nova. Não tenho nem palavras pra te falar o quanto eu fiquei com vontade de ler esse livro e fiz até um post hoje sobre a perda e a superação. Bom, sobre a dor da perda, na verdade. Enfim, sua resenha veio em uma hora incrivelmente apropriada, obrigada.
    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, ficou linda! E realmente hoje era o dia perfeito pra ela.
    Fico muito feliz que você tenha gostado e se emocionado. Espero realmente que o livro tenha feito diferença na sua vida, que é o que eu sempre procuro.
    Muito obrigada pelo carinho!!! E seu blog é mt fofo! Adorei a imagem do Stich hehehe

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  3. Que dizer que ela aos 22 anos é menina mulher, perde o pai, e a psicóloga pede para ela escrever uma carta ao pai já falecido, olha o que você escreveu a história é realmente linda e triste, mas como você eu também poderia ficar horas elogiando, um belo post do livro flor, olha tem vídeo "SEU BLOG NO MEU VÍDEO" onde divulguei 11 blogueiras e pretendo fazer novamente mais para frente e tem SORTEIO de TABLET, depois vou fazer de FILMADORA, magrafelizpensa.blogspot.com e www.youtube.com/user/marcmarify

    ResponderExcluir
  4. É muito bom quando nos deparamos com um livro tão rico e emocionante. Já tinha escutado falar do livro, mas nunca tinha lido. Fiquei bem interessada.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir