sexta-feira, 25 de abril de 2014

#O Oceano no Fim do Caminho

Heey seus lindos como estão?? Atrasado mas mesmo assim torcendo para que vocês tenham tido uma ótima Pascoa *-* e que tenham comido tanto chocolate quanto eu =DD
Bom passado feriado e tudo mais, voltamos a rotina e bora para a resenha de hoje!

O Oceano No Fim do Caminho
Titulo Original: The ocean at the end of the lane
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano. 


Entããão, eu sou a pessoa mais suspeita nesse mundo para falar desse livro, porque desde sempre eu tenho essa paixão por tudo que o Neil faz e quando eu soube do lançamento desse livro eu quase morri de emoção!

Mas acabou que demorou para eu conseguir ler e graças a o amigo secreto eu ganhei justamente ele e teve dancinha quando abri o pacote *-*.
O livro se passa inicialmente com a ida do personagem principal, que de fato é um homem de 40 anos ao qual momento nenhum sabemos o nome dele, mas fica a entender que é como se fosse uma memoria do próprio autor. Então somos envolvidos em uma memoria que se transforma em uma fabula fantástica sobre medos e descobertas da infância.
O personagem então ao voltar a mesma fazenda aonde passou anos de sua vida, mergulha em suas memorias de infância, principalmente as que envolvem sua vizinha e então sua unica amiga, Lettie Hempstock, que tem uma maneira unica de ver o mundo, onde tudo esta envolto e magia e ela e sua família são no minimo peculiar.

“Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito. Gatinhos num dia, gatos velhos no outro. E depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões...”

Tudo de fantástico começa quando um dos inquilinos dos pais do garoto, então com 7 anos, é encontrado morto, onde é revelado que ele cometeu suicídio. E por conta disso, desencadeia um monte de eventos incríveis envolvendo as duas crianças e suas famílias e principalmente coisas terríveis parecem ameaça-los.
Durante a leitura, se você retira todos os eventos mágicos e coisas fora do comum, nos percebemos que temos um menino que é cheio de inseguranças e perguntas, mas que poucas vezes encontra coragem para dizer o que pensa e esta descobrindo as coisas a seu redor. Como qualquer criança, ele transforma as situações a algo ao qual se torne mais fácil seu entendimento e compreensão e é ai que encontramos a verdadeira magia do livro.

" Eu me perguntei, como frequentemente me perguntava quando tinha aquela idade, quem eu era e o que exatamente estava olhando para o rosto no espelho. Se o rosto para o qual eu olhava não era eu, e sabia que não era, porque eu ainda seria eu não importava o que acontecesse ao meu rosto, então quem eu era? E o que estava olhando?"

Existe também uma discussão muito bem feita sobre o relacionamento entre pais e filhos, no cado do livro, o fato do pai ter dificuldade em interagir com o filho já que este não é de falar muito, mas também mostra os abusos cometidos contra os filhos, mesmo que tenham em mente que é apenas um castigo.

"- Eu não gosto quando você grita comigo.
 - E eu não gosto quando você age como um animalzinho! - gritou ele, e então eu comecei a chorar de verdade, lagrimas escorrendo pelo meu rosto, e desejei estar em qualquer lugar no mundo menos ali naquela noite."

Eu tenho que dizer que dizer que eu gosto muito da Lettie, ela é uma linha muito tênue entre o incrível e a realidade, que só uma verdadeira amiga consegue ser, dando auxilio nos momentos mais complicados e também nos momentos mais inacreditáveis. A família dela também é memorável e durante a leitura fiquei com muita vontade de também conhecer uma família como esta. Com ou sem magia.

" Eu vi o mundo de cima e de baixo. Vi que havia padrões, portões e caminhos além da realidade. Eu vi todas essas coisas e as compreendi, e elas me preencheram, da mesma forma que a água do oceano me preenchia."

Bom seus lindos é isso =DD
Uma ótima semana pra vocês!
#Lih_maria <33

12 comentários:

  1. Oioioi.
    O Oceano no fim do Caminho foi meu primeiro contato com Gaiman e admito que me encantei com a narrativa, e me surpreendi com essa história mágica.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nem me fala de chocolate, nunca comi tanto! <3 #momentogorda

    Enfim, eu já tive uma experiência com o Neil Gaiman, mas não foi muito boa, então eu meio que evitei outros títulos do autor. Mas só escuto coisas boas desse livro, e curti bastante essa abordagem da relação pai e filho que você apontou. Vou dar uma chance!

    Beijos
    https://escolhasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tenho esse livro, mas tenho curiosidade para ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não comi NADA de chocolate, sério! kkk
    Eu não conheço o autor. Fiquei um tempão tentando lembrar, mas descobri que nunca conheci e nem li nada dele! Você recomenda esse livro para quem quer conhecer o autor?

    Beijos,
    http://smellingbooksallday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu nem gosto de chocolate! hehehe
    Não conhecia esse titulo! Quero ler!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  6. Muito curiosa pra ler esse livro.
    Já li muitas opiniões negativas e outras positivas, mas mesmo assim o interesse nessa história continua rs.
    Adorei sua resenha.
    Estou querendo o novo livro dele, só não lembro o título agora. :p
    Resenha #143 - Louca por Você - Bad Boys - Livro 01 - M. Leighton.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho que ler esse livro...é um livro que pelo percebo dividi opiniões e isso aumenta minah curiosidade
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu li esse livro mas não gostei muito. Achei um pouco confuso, mas gostei de alguns pontos da história. A capa é muito linda ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar do livro (af) mas achei super interessante! Meio macabro mas bem legal ahahahah vou tentar ler sim, beijãooo
    coff-cake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. E leria esse livro só por essa capa maravilhosa, ja ouvi muitas opiniões sobre ele, nem todas boas.

    ResponderExcluir
  11. oi, tudo bem?
    eu nunca li nada do Neil (não me mate por isso,rs), mas tenho curiosidade, e esse livro parece ser muito bom, sempre vejo elogios.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hey!
    Eu curti muito esse livro, ler sua resenha me fez lembrar dos dias que passava lendo ele no ônibus, eram dias sombrios pra falar a verdade - céu cinzento e chuvoso
    A capa é maravilhosa, a premissa é bem interessante e é de arrepiar
    Não sei se foi meu favorito, mas é muito bom. Já tinha lido stardust e algumas edições de sandman <#
    pra falar a verdade, esse menino sofre bastante né :T
    nem me lembre daqueles preços kk

    ResponderExcluir