quarta-feira, 9 de abril de 2014

#Mate-me Por Favor

Heey lindos e lindas tudo bem??
Como esta a semana de vocês??
Bom resenha de hoje de um livro bem diferente e quem me apresentou ele foi a minha irmã, então meio que dedicado a ela!
Só meio porque ela é baixinha #apanha xD 

Mate-me Por Favor - Uma historia sem censura do Punk - Vol. 1
Titulo Original: Please kill me
Autor: Legs McNeil & Gillian McCain
Editora: L&PM Pocket

Sinopse: Esta é a história definitiva e nunca antes contada sobre os anos 70 e a Blank Generation. Narrando o nascimento do qe hoje se chama punk, desde a Factory de Andy Warhol até o Max’s Kansas City nos anos 60 e 70, chegando ao Reino Unido nos anos 80, os autores, Legs McNeil – que cunhou o termo punk – e Gilliam McCain, apresentam a explosiva história do mais incompreendido fenômeno pop. Fluentemente, construído a partir de um coro de vozes, Mate-me, por favor é uma história oral que possui todo o ritmo narrativo e a excitação de um romance.
Em centenas de entrevistas com todos os personagens originais, incluindo Iggy Pop, Patti Smith, Dee Dee e Joey Ramone, Debbie Harry, Nico, Wayne Kramer, Danny Fields, Richard Hell e Malcolm MacLaren, penetra-se nos camarins e nos apartamentos para reviver o que começou nas entranhas de Nova York como uma pequena cena artística e se tornou um verdadeiro momento revolucionário da música. Mate-me, por favor começa quando o CBGB’s e o Bowery eram uma legítima terra de ninguém; revive os dias de glória do Velvet Underground, Ramones, MC5, Stooges, New York Dolls, Television e Patti Smith Group e disseca a morte do punk – quando este se torna manchete de jornais e uma nova onda para retardatários.
Mas gente o que foi esse livro?? Eu lembro que eu comprei ele pra minha irmã de presente para ela, mas não fiquei lá com muita vontade de ler. Ai ela chegava todo dia falando de alguma coisa nova que acontecia e eu não resisti. E agora me arrependo da demora pra ter inciado a leitura.
A verdade é que é uma leitura de dois dias no máximo, e isso não pelo fato dele ser um pocket (pelo menos a edição que tenho é), mas porque ele é de uma leitura rápida mas extremamente chocante.
O livro é todo feito a partir de uma serie de entrevistas e os entrevistados são ninguém menos que os então reconhecidos e no auge da fama, Iggy Pop, Dee Dee Ramone, Andy Warhol, os então precursores do Punk e responsáveis pelo seu boom no mundo musical, principalmente na Inglaterra e Estados Unidos.
"Legs McNeil : Então eu disse: por que a gente não chama de Punk ? A palavra “punk” pareceu ser o fio que conectava tudo que a gente gostava – bebedeira, antipatia, esperteza sem pretensão, absurdo, diversão, ironia e coisas com um apelo mais sombrio."

As entrevistas são relatos dos membros de varias bandas, contando sobre inicio do sucesso, o uso de drogas, shows, sexo, a vida no ritmo deles e como eles veem o mundo da fama e seu próprio sucesso. Temos tambem entrevistas com algumas groupis famosas como Nico, Connie Hamzy e seus ponto de vistas sobre suas "conquistas".
É um livro de linguagem bem carregada, pontos de vista bem impressionantes, historias que você para e pensa "mas não pode ser!!", produtores que tinham grandes problemas em controlar seus clientes, namoradas vingativas, sexo intenso, como alguns se conheceram e foram promovidos uns pelos outros,mudanças de personalidade e principalmente musica, tudo muito a flor da pele.
Tom Baker: Sentei com Andy Warhol e sua comitiva numa mesa comprida perto do palco. Pam Courson, a namorada de Morrison, entou do meu lado e estava muito entusiasmada. Ela me disse: “Jim está com tudo em cima pro show desta noite. Esqueça aquela bosta no Gazzari’s, agora você vai ver o verdadeiro Jim Morrison. Quando o vi no Gazzari’s, um clube na Sunset Strip, Jim estava viajando de LSD e totalmente bêbado.”

O livro foi dividido em duas partes, e a segunda consegue ser ainda melhor que a primeira, mas vou falar dela outro dia! 
Como é um livro de entrevistas não tem muito o que eu ficar comentando, mas eu garanto que é uma leitura mais que indicada, principalmente porque ela foge um pouco daquele estilo biografia de banda com foto e tudo mais, aqui é mais a verdade nua e crua das coisas.

"Dee Dee Ramone: A primeira viz que vi Iggy foi no show dos Stooges no Electric Circus, em St. Marks Place, em junho de 1971. Eles entraram atrasados porque Iggy não conseguia achar mais nenhuma veia pra se picar porque os braços dele já estavam completamente fodidos. Ele ficou puto e não saia do banheiro, então a gente teve que esperar."
Iggy Pop, Arthur Kane, David Johansen, groupies e alguns fãs.


Bom eu espero que tenham gostado =DD
Uma ótima semana pra vocês seus lindos!
#Lih Maria <33

4 comentários:

  1. Meu estilo favorito! <3 Ainda não conhecia, vou procurar saber mais dele. ^^

    Beijos,
    http://smellingbooksallday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas adorei a premissa dele!
    Adoro obras do tipo, sem falar que o conteúdo deve ser super interessante e informativo. Adorei, só não curti muito a capa.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu imagino que esse meio social deva ter umas histórias bem chocantes mesmo e deve até ser uma leitura rápida, mas eu não me interessei :/

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir