sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O diário de Anne Frank

Oi, humanos!
Que saudade de vocês! Me desculpem, mas eu demorei um tempão, pra elaborar alguma resenha pra esse livro tão comentado e tão famoso. (Enquanto nossas queridas, Ligia e Ana estavam na PRAIA, me socorre, na próxima vez vou tentar ir escondida nos livros delas hahaha)

Faz tempos que eu li esse livro, então, algumas coisas eu esqueci, se tiver algo errado, por favor, me corrijam e me ajudem.
Ah quase me esqueci, feliz ano novo! E que 2014 seja cheio de histórias pra ler e pra contar!

O Diário de Anne Frank : Edição Definitiva
Autor: Frank, Anne
Editora: Record


Sinopse:
"12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen."
Olha, não vou mentir pra vocês e falar que foi o livro mais rápido se ler, porque não foi. Coitada da minha amiga Amanda que emprestou, eu enrolei, enrolei demais com o livro. Mas eu tenho a cisma de que quando pego um livro tenho que pelo menos terminar. E ainda mais Anne Frank, precisava terminar aquilo por ela, por todos os judeus.
Sabe porque normalmente biografias vendem menos que os romances? Porque, no meu ponto de vista, nós sempre queremos fugir dos problemas e os romances nos fazem viver momentos perfeitos, que não são reais.
E o diário de Anne Frank é o relato sincero e real de uma garota sobre uma tragédia. Uma horrível tragédia e acho que esse diário serve para abrir os olhos das pessoas. Estou falando demais, vamos começar logo.
Anne morava com sua mãe, seu pai e sua irmã, quando foi obrigada a se refugiar em um pequeno lugar escondido que eles chamavam de Anexo Secreto, com outras pessoas. Ela começa a narrar seus dias, antes de ir pro anexo. Quando começar a ler, tenha a maior paciência e não espere os famosos quotes de Anne, o legal, é você aproveitar e ver o crescimento dessa pequena garota. Os textos aos poucos vão evoluindo. E nós percebemos o quão a garotinha é brilhante e o quanto ela vai amadurecendo.
E com uma paciência, que eu achei não sei da onde, fui lendo aos poucos, como se aproveita a vida e depois aquela coisa quase que tediosa (me desculpem, mas no começo foi assim), me fez apegar àquelas pessoas, eu queria tanto entrar naquele livro e cuidar deles, vi o amor de Anne, o sentimento de um enorme afeto pelo pai, as brigas com a mãe (não acho que ela não gostasse da mãe, mas quando se convive muito com uma pessoa, acaba ficando chato e as pessoas acabam brigando), as intrigas com a Senhora Van Daan e Anne e seus sentimentos.
Me identifiquei com Anne, principalmente em relação aos seus textos, também quero ser uma escritora e quando vi, daria de tudo, para conversar um pouco com ela.  Anne, aos poucos, não sei se mais pra mim, que "tenho a idade dela", se tornou uma amiga. E eu estava tão apegada a ela, que me peguei fazendo uma carta para ela quando terminei de ler.
 Apesar de ser "um relato emocionante sobre o Holocausto" como já vi escrito em alguns lugares, Anne não foca nisso, ou seja, ela não passa o dia inteiro falando sobre a tragédia e mil coisas.
 Bom, é isso, me desculpem pela resenha um pouco vaga, espero que gostem realmente e por favor, quando vocês tiverem a oportunidade leiam, vale a pena.
Citações:
Espero poder contar tudo a você, como nunca pude contar a ninguém, e espero que você seja uma grande fonte de conforto e ajuda.

 Amor, o que é o amor? Não creio que se possa realmente pôr em palavras. Amor é entender alguém, se importar, compartilhar as alegrias e as tristezas."

Talvez um dia eu trate os outros com o mesmo desprezo com que me tratam. Ah, se eu pudesse.
(…) ninguém deve saber da guerra que se trava no meu intimo.

10 comentários:

  1. Não achei uma resenha vaga, achei que você transmitiu bem o que o o livro passa ( eu imagino que seja isso pois , infelizmente , ainda não tive a oportunidade de lê-lo ) . Espero poder aproveitar tanto a leitura assim.
    Beijos , Uma vida nos livros;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que a Anne fala tanta coisa e é um livro tão interessante, que algumas coisas eu esqueci de falar. Mas muito obrigada

      Excluir
  2. Sabe, não tenho muito interesse nesse livro não, ainda mais nesse ano, já que quase não estou lendo e sei que vou ler mtmt menos :((( Quem sabe se rolar uma oportunidade eu consiga ler haha
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tinha hahaha, mas a minha amiga falou tanto, mas tanto dele que a curiosidade acabou crescendo hahaha. Leia sim! E depois me conta o que achou!

      Excluir
  3. Eu li o livro e gostei muito. Li em uma semana, mais ou menos. Gostei muito da Anne. Eu também tenho mais ou menos a idade dela e acho que consegui compreendê-la ao menos um pouco.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu demorei bastante pra ler hahaha, talvez por não gostar muito de História e ser o primeiro livro desse tipo, não faço a mínima ideia, foi um pouco cansativo no começo, mas aos poucos me vi apegada DMS a Anne e me identificando com ela. Obrigada por ler!

      Excluir
  4. Ah eu adoro esse livro! O problema é que li a tanto tempo que tenho vergonha em dizer que nem me lembro direito dos detalhes. Coloquei o título para um dos desafios desse ano, é a desculpa que eu precisava pra reler!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li. Minha mãe já, ela grifou umas citações lindas.

    ResponderExcluir
  6. Tenho curiosidade de ler, mas tenho medo de ser uma leitura tediosa, assim como vc citou, mas não tenho dúvida que deve ser muito interessante.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Arissa, como você é fofinha!
    Também estou aqui pensando que a gente deveria ter assaltado a Lih e a Ana enquanto elas estavam lá tomando um bronze, ein?
    Da próxima vez a gente arranja um esquema certo para roubar todinhos pra gente! hahahaha
    Eu ainda não li o Diário, mas é um dos livros que eu mais quero ler esse ano. Sei da profundidade da história por todas as aulas que tive sobre ele, mas nada se compara a ler eu mesma e descobrir meus próprios sentimentos, não é?
    Adorei sua resenha!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir