segunda-feira, 22 de abril de 2013

#Cilada

Heey seus lindos tudo beem ?? Antes da resenha um anuncio importante: em breve teremos uma surpresa pra vocês e eu estou falando isso só porque não to me aguentando de felicidade ;D AAHUAHAUA 
Eeeeenfim vamos a resenha de hoje. O livro que literalmente me tirou o sono: Cilada!



Titulo Original: Caught
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior.
O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida.
Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente.
Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios.
Gente falando serio, eu sempre passo pelos livros do Coben mas nunca tinha de fato comprado um nem nada. Mas a Ana curte muito ele e depois dela falar e falar dele eu fiquei curiosa de verdade, e acabou que o Cilada já tinha me chamado a atenção pela capa. E nossa foi A COMPRA juro pra vocês.
É um livro com personagens marcantes e que tem uma fluidez no desenrolar que acaba sendo surpreendente a cada pagina, porque quando você finalmente cria uma conclusão, sua ideia é jogada no ralo porque a verdade esta ao mesmo tempo muito perto mas fica cada vez mais distante, e isso te prende até a conclusão final do livro. Não é uma leitura demorada, na verdade é bem rápida e cheia de diálogos marcantes e deixa bem claro que as ninguém é o que realmente parece ser, seja pais dedicados, professores com boas intenções e as vezes a verdade esta interligada a mentiras obscuras.
Wendy é a tipica reportar de programa sensacionalista que fazia a vida perseguindo pedófilos para um programa que os expunha em horário nobre. Para isso ela contava com ajuda de denuncias anonimas e quem ela trouxa para a luz da verdade dessa vez foi Dan Marcer, que é conhecido por todos na cidade por ser o cara legal que treina o time de basquete de jovens e também ajuda todos os jovens com problemas. Claro que quando as acusações de pedofilia vem a tona, ele vê sua vida toda jogada no lixo, já que mesmo que  inocentado por falta de provas, o medo e a repulsa ainda estão bem claro na cara das pessoas. Então ele passa a viver em um patio de trailers e se afasta o máximo que consegue de todos. 
Nesse meio tempo, um pouco antes da revelação na mídia de Dan, uma garota desaparece da cidade, ela é Haley, que é a garota que todos os pais queriam, é extremamente organizada, cheia de troféus e o exemplo de responsabilidade. Passados 3 meses e nenhuma noticia dela aparece, a família dela esta se deteriorando no desespero, e a grande pergunta que temos no começo é o que de fato aconteceu com Haley. 

"Os pais sempre acham que conhecem seus filhos, mas todo mundo tem seus segredos."
Pág 44
Até ai nos temos 3 personagens distintos que se cruzam de manerias peculiares, mas o grande acontecimento gira em torno do fato que, depois de ser inocentado e Wendy ser demitida de seu programa de tv por causa da acusações de armação, ela fica intrigada com o fato de que tudo parecia muito a favor de Dan, mas então quando ele a chama para uma conversa para deixar tudo as claras com ela sobre a verdade, antes que ela consiga alguma resposta ele é morto na frente dela por um dos famosos da cidade e que teve fotos nuas de seu filho exposta na internet aparentemente por culpa de Dan. O problema de Wendy agora é que o corpo de Dan some enquanto ela fugia da cena do crime e no meio de toda essa bagunça o celular de Haley é encontrado debaixo da cama do trailer de Dan, e pra piorar ainda mais, o acusado da morte de Dan tem tudo a seu favor para inocenta-lo,desde a pólvora nas mãos até o horário em que o crime foi cometido.
Wendy então é tomada pelo sentimento de que foi usada muitas vezes em um único caso e resolve investigar mais sobre Dan e descobre que ele faz parte de um grupo de amigos em que todos foram acusados em coisas como dormir com prostitutas, roubo de dinheiro de clientes em uma grande empresa, trafico de drogas e coisas assim. 
O desenrolar principal do livro tem inicio nesses fatos e claro Coben não facilitou em nada no quesito "pode ir dormir e amanha você lê mais" (serio), ele te prende ao menores detalhes e a historia vai girando e tecendo uma teia de mentiras e traições e o desenrolar de tudo me deixou chocada por varias horas até absorver tudo. Pra ser sincera eu gostei muito da Wendy, apesar de errar e muito nas deduções dela, ela tem um faro pra problemas e não desiste muito fácil o que eu particularmente gosto em personagens femininas, ela tem um passado que bate de frente com a situação porque seu marido foi morto por uma motorista embriagada e com isso ela se tornou fechada a certos assuntos como perdão por isso a perseguição a pedófilos se tornou algo que ela se agarrou e foi usado contra ela. Tudo que vai sendo revelado por menor que seja merece atenção, desde um pequeno drama familiar que aparece meio jogado no livro, até mesmo conclusões obvias não podem ser deixadas de lado.
O sumiço de Haley é a na verdade uma das chaves pro quebra cabeça, e na verdade a garota perfeita que não tinha motivos pra fugir de casa acabou se tornando alguém que no fundo os pais não conheciam de verdade, pelo menos foi o que eu senti quando vamos descobrindo algumas coisas sobre ela.
Como eu disse o final te da aquela sensação de que todos os fatos são ligados como uma teia de aranha e que bem no centro esta quem você menos espera.
Temos muitos outros personagens que vão sendo apresentados no decorrer do livro muito bem trabalhados também  e apesar das rápidas aparições são muito marcantes e de personalidades distintas. Eu particularmente gostei muito do sogro da Wendy, ele rende bons momentos no livro e seu filho também. Os colegas de faculdade de Dan são outros personagens que merecem atenção, e principalmente os pais de Haley que de verdade senti muita pena deles o livro todo.

"O luto visita colegas e amigos, mas se aloja na vida dos familiares, às vezes, para sempre. É devastador, implacável. Talvez seja a ordem natural das coisas."
Pág 166
Vale muito  pena a leitura e estou ansiosa pra poder conhecer os outros livros do Coben que alias esta na minha lista de autores surpreendentes, ele sabe muito bem criar mistérios e ele chega a ser cruel na forma como ele acaba com os nervos dos leitores. 
Este é um livro mais que recomendado!!
Boom gente é isso =DD
Espero que tenham gostado e em breve novidades viiw *-*
HAUAHUHUA
Uma ótima semana seus lindos sz

12 comentários:

  1. Eu tenho e ja li outros livros do Harlan, mais esse não, os que eu tenho aqui em casa são: Confie em mim, Alta tensão, Não conte a ninguem, e Quando ela se foi, e são todos muito bom, quero comprar mais livros dele, pq realmente gostei do jeito dele escrever
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. gente fiquei mega empolgada para ler algo do autor
    eu sempre passo por eles tbm mas nunca compro D:

    ResponderExcluir
  3. Oi Lih!

    Ótima a sua resenha querida!
    Então, eu já li esse livro e amei também! É um dos meus preferidos dos que li dele. A história foi muito bem criada, sai coisa de onde nem se imagina mesmo. Harlan é maravilhoso no que faz! rs

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lih!! O Harlan é um gênio!! é impossível não gostar do que ele escreve! e olha que eu sou louca é por chick-lit haha eu só li Alta Tensão e sou louca pra ler outros, só que eu sempre acabo comprando umo romance e outro, e lançamento e enfim! é a segunda resenha de livro do Harlan que eu comento e preciso ler outro em breve! adorei a resenha! beijos!

    ResponderExcluir
  5. Caaaaada dia que passa tenho mais vontade de ler um livro desse bendito Harlan Corben! Tudo que leio sobre as tramas me cativam bastante!
    Espero gostar, vou ver se pego algum livro dele com a minha irmã, hehehe, ela sim é uma grande fã.

    Beijos,
    Carol,
    www.caixa-a-a.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro foi o primeiro que eu li dele e tbm o único até agora. Simplesmente me apaixonei pela escrita, sem falar do suspense, na escrita fácil. Quero logo, logo ler outro livros do autor ^^
    beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada do autor, espero fazer consegui comprar algum livro o quanto antes porque só vejo resenhas positivas e a sua não vai contra a regra hahaha
    Adorei o teu blog.
    Estou te seguindo!

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar desse livro
    Falam super bem dele
    Já esta anotado aqui

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amanhã, dia 25/04, o post do blog será um pedido. Se não for demais para você , claro!
    Aqui quem fala, é uma amiga da Estéffani, dona do blog. Ela está estudando pra Matemática, então, eu vim dar o recado. Me desculpe pela inconvêniencia.

    beijos.

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lih.
    Tô com esse livro aqui na estante há um tempinho, mas ainda não li. Gosteu da resenha. Me deixou com mais vontade. Na verdade comprei pela capa que é linda rs. Amo borboletas.
    Adoro livros com personagens marcantes então já é um ponto a mais para o livro.

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Lih,
    Eu amo Harlan Coben. Ele sabe criar um enredo marcante e perfeito. Adoro sua narrativa e como tudo se encaixa no final. Ainda não li esse mas estou bem ansiosa para começar logo. Adorei a resenha!
    Fiz a resenha recentemente do Fique Comigo, livro novo dele: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/2013/04/resenha-do-livro-fique-comigo-de-harlan.html
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Lih! Quando vi esse livro pela primeira vez, fiquei louca para lê-lo porque acho essa capa linda haha, mas a estória parece ser muito interessante mesmo e eu tenho vontade de ler algo do autor. Ótima resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir