segunda-feira, 2 de julho de 2012

RESENHA: SOMBRA - MICHAEL MORPURGO - ED. GERAÇÃO EDITORIAL

Oláááá pessoal, tudo bem??


Quanto tempo, né?! Enfim hoje estou aqui para resenhar um livro que muito me chamou a atenção. A resenha de hoje é sobre SOMBRA de Michael Morpurgo.



RESENHA OFICIAL: 

Este livro de um dos maiores autores norte-americanos de literatura infanto-juvenil, Michael Morpurgo, de quem Steven Spielberg filmou Cavalo de Guerra, começa cheio de paz num lar inglês, com o plantio de uma árvore e um céu estrelado. Mas de repente as emoções explodem e somos jogados no conflituoso Afeganistão, acompanhando a fuga desesperada de uma família para um país longe do inferno. Cada página, cada capítulo nos leva a tomar partido. Sem perceber, abandonamos o conforto de leitor passivo e passamos a vibrar, a torcer, a lutar junto, como se estivéssemos fazendo parte da trama. Impossível fugir da dor de consciência que é ver tanta gente arrancar as próprias raízes do solo onde nasceu, em busca de um oásis de paz. Sombra, a cadelinha que rouba a cena, está ao nosso lado, sem perguntar por que o homem é capaz de tanta maldade. Este é um livro daqueles que não conseguimos largar, tragados pela mais cortante emoção.




O cenário desta história é muito conhecido por todos nós há um bom tempo. A temática principal é a Guerra no Afeganistão, porém com outro olhar, um olhar mais humano daqueles que vivem nesta região de conflito. 
A história envolve três grandes personagens e um cachorro. Matt é um garoto inglês que tem 14 anos e é muito ligado à seu avô, um jornalista aposentado. Em uma de suas conversas Matt conta sobre a história de seu melhor amigo, Aman, que foi levado como prisioneiro pelos soldados por viver ilegalmente no país. 
Sensibilizado com a história de Aman e, também,  a pedidos de seu neto, o avô parte em uma missão extremamente encantadora. Decide então adentrar os portões do "presídio" para visitar Aman, que está prestes a ser deportado para seu país de origem. Nesta extraordinária visita o avô é surpreendido pelo garoto Aman, também de 14 anos, extremamente corajoso e com uma história de vida muito triste e cheia de violências. Aman, em um momento de desespero, conta toda sua história para o avô de seu melhor amigo e dentre muitos episódios tristes que passaram até chegar a Inglaterra em busca de asilo para fugir dos horrores da guerra, ele conta sobre sua maior alegria em meio a tanta tragédia. Sombra foi quem trouxe alegria a Aman, uma chachorrinha extremamente esperta e inteligente. Acabam se encontrando por acaso e se tornam bons amigos. Entretanto Aman, percebia que Sombra era especial e tinha um algo a mais, era uma cachorra de um faro apurado e de espírito de proteção, tirando Aman e sua mãe de inúmeros apuros.
Essa cachorrinha esperta também guarda uma grande história que é de surpreender.
Após conversar muito com Aman, Matt e seu avô decidem por um ponto final em todo essa injustiça cometida com Aman e sua mãe, e tentam reverter essa história sensibilizando todos sobre as  barbaridades da guerra e da necessidade de dar asilo aqueles que nada tem haver com a guerra que assola seu país de origem.


Michael Morpurgo conseguiu passar em poucas páginas todo o sofrimento que a guerra trás aqueles que não tem nada a ver com a guerra no país de origem e que obriga muitas pessoas buscarem asilo em outros países, no caso de Aman o país escolhido foi a Inglaterra. A sensibilidade com que conta a história e de emocionar e acrescenta nos personagens um espírito humano que falta em muitas pessoas hoje em dia. É uma história bastante envolvente e uma leitura que requer um pouco mais de atenção e dedicação, ou seja, não uma história para ser devorada rapidamente, deve-se saborear cada página que te leva de encontro com o cenário em guerra e te faz perceber  quão sofrida é a vida de quem se vê envolvido em bombardeios, tiroteios e ter sua privacidade invadida e ser tomado como um clandestino em um país que lhe nega asilo forçando-os a ser deportado para o seu país de origem sem ao menos se importar com tudo o que já sofreu e o motivo de estar ali, contada ainda sob o olhar cuidadoso e corajoso de uma criança de 14 anos.
A leitura vale a pena, ainda mais, pelas ilustrações impecáveis que acrescentam e muito na história. Ahhhh as ilustrações são tão encantadoras quanto a capa.


Espero que tenham gostado, recomendo horrores a leitura, um super beijo e até a próxima. ^^ 

6 comentários:

  1. Olá, encontrei seu link no Paixão Literária e vim conhecer seu blog.

    Bom, não é exatamente o tipo de livro que eu me amarraria em ler, mas parece bastante emocionante.

    Parabéns pela resenha. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  2. Oi. Gostei de tuas postagens, seu blog é muito
    bem construído, e você escreve divinamente.
    Parabéns pelo blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. olá,passei para retribuir a visita que você fez ao meu blog,
    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    seu blog é muito bacana,as resenhas são muito boas,eu sou doida para ler laranja mecânica,mas ainda não tive oportunidade.Tudo de bom,parabéns pelo blog,beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olááá Ana!
    O livro parece ser bem tocante e profundo.
    Parabéns pela resenha,muito obrigada pela visitinha ao meu blog ^^
    adorei seu blog! Estou seguindo e com certeza passarei mais vezes por aqui. beijos!

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana! Obrigada por visitar meu blog! Vim retribuir a visita!

    Esse livro com todo esse sofrimento e injustiça me fez lembrar de A Cidade do Sol e Maus. E eu confesso que resisto a leituras desse tipo pq prefiro histórias que me fazer rir, viajar, curtir em vez de histórias que nos fazem refletir e sofrer junto com os pobres coitados dos personagens que comem o pão que o próprio diabo amassou até não querer mais.
    Eu leria, com certeza, mas acho que teria que estar em outro estado de espirito pra poder ler sem perigo de abandonar :)
    A resenha tá ótima e saber que o livro tem ilustrações me agradou muito!

    Bjokas

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um execelnte livro, nunca tinha ouvido falar, muito obrigada por fazer a resenha maravilhosamente bem.
    Adorei seu blog, muito obrigada por seguir e visitar o meu. Participe da coluna: Mostre sua Estante.
    Um beijo
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir