segunda-feira, 23 de julho de 2012

RESENHA DUPLA: JOGOS VORAZES.


Heey seus lindos tudo beem ??
Faz um tempinho que eu não apareço mas quero agradecer a STRAWBERRY DE LIVROS & FILMES pela indicação do Blog Divo, num sabem como eu fiquei feliz com isso *-*
Quero dar as boas vindas tambem aos novos seguidores =DD (24 já, \o/)
E especialmente nesse clima de férias e alegria que eu e a Ana fizemos mais uma resenha dupla e o livro escolhido foi Jogos Vorazes \O/

Titulo: Jogos Vorazes
Titulo Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de páginas: 397




RESENHA OFICIAL:
 
“Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?”

Minha Opinião (Ligia)

Pra falar a verdade demorou um bom tempo até eu realmente me sentir interessada em ler este livro, eu já tinha ouvido falar dele, mas tudo que chegava para mim é que ele era o novo substituto de Crepúsculo e coisas do tipo, e como eu não gosto de Crepúsculo não senti a menor vontade de conhecer JV. Mas ai ele estreou no cinema e minhas amigas falaram que a historia era muito boa, então eu resolvi pegar o livro primeiro pra ler e que surpresa né ?? EU AMEI *-*
A história se passa numa distopia que se formou após a destruição dos EUA e formou os 12 distritos, sendo o 12º o qual a protagonista e narradora Katniss pertence. Katniss não faz o tipo mocinha indefesa nem nada disso, desde a morte do pai sua mãe esta presa numa depressão e pra não deixar nem que ela nem sua irmã mais nova morram de fome ela assume as “botas” da casa, então ela usa tudo sobre caçada que aprendeu com seu pai e mantém sua família a salvo e também ajuda os outros moradores do distrito, já que a pobreza é um fator muito presente e ao que parece a Capital não da a mínina para eles.
Para mostrar todo seu poder sobre os outros distritos a Capital criou os Jogos Vorazes que nada mais é do que um torneio disputados pelos tributos, sempre um garoto e uma garota de cada distrito e as regras são simples, 23 entraram mas apenas um pode ser o vencedor, ou seja são crianças de 12 a 18 anos se matando em uma arena que também é comandada pela Capital.
Então para salvar sua irmã, Katniss se oferece no lugar dela para se apresentar nos jogos e seu concorrente é Peeta !
Eu achei impressionante o fato da Katniss agradar muita gente, sendo que eu mesma não morro de amores por ela, eu entendo a posição dela quanto as pessoas, mas as vezes as decisões que ela toma são de maioria precipitada ou de alguma falsa intuição o que faz com que ela demore muito a entender a real situação das coisas, e temos o Peeta, que na verdade é o coração do livro, sem brincadeira ele que assume o papel do garoto apaixonado mas também fica bem claro que ele esta longe de ser indefeso.  
Da pra perceber também que os outros tributos dos outros 11 distritos tem suas personalidades mostradas nos livros e depois de um tempo da pra perceber que alguns nasceram para os jogos, outros são apenas mais vitimas de uma visão sarcástica da nossa velha conhecida desde os tempos de Roma da diversão do “Pão e Circo” já que a maioria dos distritos esta se afundando mas todos param para ver os jogos.
É um livro que eu recomendo a todos e acreditem não vão se decepcionar com ele !

Opnião da Ana :
Esse livro é fenomenal. É um estilo mais jovem, porém que prende qualquer um com um história recheada de ação que leva o leitor a diversas sensações no decorrer das páginas. Tudo se passa em um EUA totalmente devastado e agora com o nome de PANEM. Subdividido em 12 distritos. Sob o poder da Capital foi instaurado os JOGOS VORAZES como um método punitivo às tentativas de derrubar o mesmo. Com isso a cada ano são sorteados dois tributos, um masculino e um feminino, de cada distrito. Katniss é a felizarda junto com Peeta (lindo, como a Lih disse o coração do livro). E é ai que a ação começa. No total são 23 tributos de 12 distritos que devem lutar entre si e só um sobrevivente levará como premio a vida digna que lhe foi tirada, com muitas regalias e uma residência nova, já que vivem em total miséria.
Esse é o cenário de JV. Um bom livro que a cada final de capitulo te deixa com um gostinho de quero mais e um ódio desgraçado da Katniss, que nas circunstancias mais absurdas e óbvias não percebe aquilo que está de baixo do próprio nariz e acaba, lógico, sempre tomando a decisão errada. Claro que não desmereço a situação em que ela vive no distrito 12, o que acaba por si só, fazendo com que ela seja mais rígida e tenha uma postura tipo GIRL POWER, aquela garota que é independente e não precisa de ninguém, mas isso não justifica o fato de muitas situações ela se transformar em uma coisa absurda e deixa passar momentos que poderiam melhorar tudo. Mas enfim, deixando meu caso de amor e ódio com Katniss, JV é intrigante, tanto que logo que terminei tratei logo de ir ler EM CHAMAS, para saber como aquilo tudo continuava. E como já falei antes, sempre, a cada término de capitulo vem uma surpresa que te deixa surpreso e com vontade de mais. Neste ponto acredito que a autora acertou em cheio e acrescentou muito na história. Como disse anteriormente, também, é um livro jovem, uma distopia bacana, que faz com que você entre mesmo na vida dos personagens e absorva mais de toda a trama.
Outro ponto que vale ressaltar é que tudo é contado em primeira pessoa, ou seja, pela perspectiva da Katniss, o que ganha pontos porque faz ter um contato e uma intimidade maior com a personagem, e talvez daí venha minha relação de amor e ódio com ela, pois você fica intimamente ligado com o que ela está sentindo e pensando, seu ponto de vista de tudo e como ela pensa em agir.
JV está na minha listinha, até então, de série favorita, uma distopia bacana e que vale a pena ler. 

Uma coisa que nos duas temos em comum é o amor pelo Peeta =DD 
HAUAhUA eu tinha que contar Ana XD
Boom espero que gostem das opiniões e não nos deixem de mostrar a de vocês tbm viiw !
bjOos !


2 comentários:

  1. Que isso imagina,escolhi o blog de vocês por que eu realmente achei que mereciam,adoro as resenhas daqui *-*
    Estou querendo muito ler esse livro! Adorei a opiniões de vocês,já vi várias resenhas falando super bem dele ^^ espero Lê-lo em breve! ;D

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que resenha perfeita *-*
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir