domingo, 31 de março de 2013

Resenha: O segundo Suspiro - Ed. Intrinseca.

Olá seus lindos tudo bem???

E então como passaram este domingo de Páscoa???? Ahhh o nosso foi demais ^^ Chega de chocolateee please ...xD .. kkkk

Claro o Chá com Bolacha deseja a vcs uma ótima Páscoa, esperamos que tenham aproveitado bastante ^^

Bom sem mais vamos a resenha do dia ...

SEGUNDO SUSPIRO (QUE INSPIROU O FILME INTOCÁVEIS):




Título: O Segundo Suspiro

Título Original: Le second souffle suivi du Diable gardien

Autor: Philippe Pozzo Di Borgo

Ano da Edição: 2012

Número de Páginas: 232






RESENHA OFICIAL 

Philippe Pozzo di Borgo era um executivo de sucesso e herdeiro de duas tradicionais famílias francesas. Porém em 1993 sua vida sofre uma reviravolta dramática quando, após um acidente de parapente, ele fica tetraplégico. Na mesma época, sua mulher, Béatrice, enfrenta uma doença terminal. Em meio à dor, Pozzo di Borgo isola-se em sua luxuosa casa em Paris e passa a ter como acompanhante o argelino Abdel, genioso e desinibido com as mulheres - mas que, por trás de sua fachada temperamental, também sofre da solidão e da sensação de deslocamento. Entre o aristocrata e seu 'diabo guardião', surge uma inesperada camaradagem que transforma suas vidas. Abdel introduz em seu cotidiano a aventura e o imprevisível, e Pozzo di Borgo descobre que, mesmo nas mais adversas das condições, é possível cultivar um intenso apetite pela vida, voltar a amar e ser amado.



Este livro originalmente foi publicado em 2001 e foi baseada na vida de Philippe Pozzo Di Borgo, e acabou por fazer um sucesso ainda maior após o lançamento do filme que leva o nome Intocáveis.
Para quem já viu o filme (que é encantador) deve ler o livro, quem ainda não viu o filme aconselho a seguir o mesmo caminho que o meu. 
Eu decidi por ler primeiramente o livro para saber do que se tratava, pois ouvia muitas pessoas falando sobre o assunto e quanto o filme era bom, mas o livro chegou primeiro ao meu alcance e resolvi dar uma chance e UAU não me arrependi.
O livro trata-se da biografia do francês Philippe, que nada mais é do que o presidente da empresa de champanhe Pommery e herdeiro de famílias aristocratas.
Philippe retarada toda a sua vida antes e depois do acidente que o invalidou  por completo, tendo movimento e sensações do pescoço para cima. 
Philippe vê sua vida ativa e cheia de aventuras desvair por um completo segundo de impulso. Muitas coisas passam em sua vida para que o tal acidente aconteça. Ele vinha de uma longa relação com a mulher que mais amou na vida e de repente testemunha sua doença e por fim sua morte. Este fato o deixou completamente fora do eixo, mesmo após o acidente a vida amorosa era o que o mantinha em pé e com vontade de seguir a vida.
Retrata principalmente da angústia de se ver dependente das pessoas e ter sua liberdade restringida. Apesar de todo o conforto e condições para enfrentar confortavelmente a invalidez a sua felicidade não estava por completa. 
Muitos dos relatos deixam aparente esta insatisfação e infelicidade. Mas em uma tentativa de contornar esta situação Philippe começa a se relacionar via carta com outras mulheres e isto faz com que sua vida de um UP.
Tudo passa de fato a mudar e tomar um rumo diferente do esperado após a contratação de um acompanhante que o auxiliasse 24h por dia. Na biografia a relação entre os dois não tem um destaque tão grande quanto no filme, mas dá para ter a noção da dimensão desta relação e o impacto que ela teve na vida de Phillippe. 
Abdel não era o típico rapaz em busca de um emprego que o sustentasse ou fizesse por amor. Ele vinha de uma realidade diferente e quando digo diferente realmente é diferente. Contudo não tinha as frescuras e medos dos demais candidatos a vaga, o que encantou Phillipe. Ambos construíram uma grande amizade e Philippe viu sua vida retomar o colorido perdido e retomou a vontade viver.


“Ele é insuportável, vaidoso, orgulhoso, brutal, inconstante, humano. Sem ele, eu estaria morto por decomposição. Abdel cuidou de mim sem cessar, como se eu fosse um bebê de colo. Atento ao menor sinal, presente em todas as minhas ausências, ele me liberou quando fiquei preso, me protegeu quando eu estava fraco. Ele me fez rir quando eu não aguentava mais. Ele é meu diabo guardião.” (p.108)


Abdel introduziu seu estilo de vida a Philippe vice-versa e finalmente Phillippe pode ter o segundo suspiro, aquele de quando a esperança de viver é retomada e tudo volta a fazer sentido.
A história contada no livro tem um tom mais melancólico do que é retratada no filme, mas com a mesma intensidade e tão tocante quanto.
A realidade é mais palpável e mais chocante do que se passa no filme e esse regate da esperança de viver é muito mais incrível e inspiradora.
O filme obiviamente tem seu que comercial, mas é muito expressivo e relata bem a profundidade da relação dos dois e como ela foi sendo construída.
Ambos valem muito a pena e deve ser lido e assistido por todos. 

Por fim, é uma grande lição de vida.. daquelas que vc você fica pensando por dias.

Espero que tenham gostado, novamente desejo a vcs seus lindos uma feliz páscoa e até a próxima ^^^

Beijos.


8 comentários:

  1. Amei a sua resenha!! eu tenho esse livro e já li porque gostei demais do filme! demais mesmo, eu ri demais e me emocionei com o filme, ao mesmo tempo, o livro é muito lindo mesmo, faz pensar :)
    o filme já puxa mais pro lado cômico, o que eu achei genial, o ator que faz o Abdel no filme é um comediante famosissimo e muito querido na França :)
    beijos linda!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro
    Mas parece ter uma historia linda e bem emocionante
    Uma lição de vida

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. parece ser livro bem emocionante :) gostei viu
    acreditas que eu não conhecia? xp

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei o que vc escreveu. Parece bem emocionante!!Gostaria muito de ter a oportunidade de conhecer mais a fundo essa história. Adorei.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A história parece ser muito boa, fiquei bem curiosa.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ótima resenha!!!Nem sabia que o filme tinha sido inspirado nesse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir