segunda-feira, 25 de março de 2013

#Extraordinário

Heey seus lindos e lindas tudo bem ??
Eu hoje tive um dia de suar a camisa fazendo prova e depois tomei uma chuva digna da Arca de Noé mas aqui estou coma resenha de hoje !
Alias eu já aviso que este é um dos livros que já estão na minha lista dos melhores desse ano !
Então sem mais delongas: Extraordinário



Titulo Original: Wonder
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca

Sinopse: "Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times e eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de August Pullman, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Prestes a frequentar a escola pela primeira vez, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."

Antes de qualquer coisa eu não menti quando disse que este livro se tornou meu favorito!

Eu soube dele há pouco tempo e em tempos de capas de livros elaboradas e cheias de detalhes, me chamou ainda mais a atenção à simplicidade dessa capa, mas mais ainda o fato dela ser uma capa simples para uma historia tão incrível.
O livro conta a historia de Auggie Pullman, e tem alem do ponto de vista dele conta também com o ponto de vistas das pessoas ao redor dele, no caos a irmã dele e os amigos da escola.
Trata-se também de mostrar o preconceito sem ser apelativo e mostra como a escola mesmo para as crianças pode ser cruel, para alguém diferente, é praticamente o inferno. Auggie é normal, é fã de Star Wars como qualquer um, tem problemas com matemática como qualquer pessoa, mas o que o torna diferente é apenas o rosto dele. Auggie nasceu com um problema genético no qual o rosto dele era deformado e depois de varias cirurgias e passagens pelo hospital devido a problemas respiratórios e tentativas de concertar o que estava ao alcance dos médicos, seu rosto é descrito por ele como algo monstruoso, mas ele aprendeu a não ligar para o fato das pessoas desviarem o olhar do rosto dele ou dos murmúrios sobre sua aparência, ele se conhece muito bem pra se deixar levar por isso.
Como ele mesmo diz, ele foi escolhido pela ciência e pelo universo para ser completamente diferente do normal.
Eu gostei muito do fato da autora não ter usado nada do convencional como romances, mistérios nem nada disso pra construir uma historia tão envolvente, usou apenas uma criança que tinha que encarar o mundo mesmo que seu rosto não fosse o que qualquer um gostaria de ter por perto.
Os personagens deste livro são muito bem elaborados e seu crescimento principalmente emocional são verdadeiramente tocantes e eu chorei varias vezes durante a leitura.
Via é a irmã de Auggie e é completamente normal, mas se mostra cheia de rachaduras, já que desde que seu irmão nasceu seus pais, principalmente sua mãe, vivia em função deles e ela nunca cobrou isso deles, já que ela via todo sofrimento do irmão e sabia que no momento ele precisava muito mais da atenção deles, mas a verdade é que agora já na adolescência ela percebe a falta que faz coisas pequenas que os pais fazem por nos. O fato de não reclamar não faz o sofrimento diminuir e na verdade ela é a única que realmente vê dentro de casa o “verdadeiro Auggie”, já que seus pais se tornaram super-protetores e principalmente sua mãe é incapaz de negar qualquer coisa ou não ver as dificuldades de seu irmão.
Como Auggie nunca tinha ido para a escola e sempre estudou em casa, para não ser chocante para ele o diretor da escola chama alguns alunos para mostrar a ele o prédio e também serve para que ele tenha alguém conhecido por perto quando as aulas começarem. Um destes alunos é Jack, que alias é meu personagem favorito.
Jack já sabia quem era Auggie antes de vê-lo na escola e sabia como seria difícil para ele, então resolve ajudar. Mas ele percebe que por trás de um rosto deformado existe um ótimo amigo e apesar de todos os comentários e brincadeiras maldosas não tem problemas em ficar perto dele. Mas como eu disse a escola pode ser cruel e pessoas como Jack são obrigados a fazer escolhas e uma dessas era ou saia de perto de Auggie ou seria excluído por todo mundo. Jack é dono de uma sensibilidade incrível e um caráter mais que notável, que uma vez que se coloca por um amigo faz de tudo por ele. Summer é a típica crinça que dificilmente vê maldade nas coisas e é justamente por essa peculiar característica que ela não tem problemas em ficar perto de Auggie. Ela é o tipo de pessoa que vê mais com o coração que com os olhos e no caso ela vê um menino que tem gosto em comum com ela e só precisa disso para que se tornem verdadeiros amigos.
Existem muitos outros personagens marcantes, como o diretor da escola o Sr. Buzanfa (sim esse é o nome dele) que particularmente é o diretor mais compreensivo que eu já vi e é cheio de lições sobre humanidade e que vê em cada um de seus alunos uma jóia a ser lapidada. Temos também mostrado de forma bem aparente como os pais moldam certos ponto de vista nos filhos já que temos alem dos pais super protetores, pais ausentes e principalmente os pais que são cegos sobre os filhos que tem. Os próprios pais do Auggie e Via têm seus momentos e também tem uma evolução dos dois durante todos os acontecimentos, principalmente a mãe deles que tem que aprender que chegou a hora de soltar seu filho para conhecer o mundo de verdade e que os pequenos erros podem ser superados e aprendemos muito com eles.
É um livro verdadeiramente fácil de ler e muito agradável, que me causou lagrimas em diversos momentos então é um livro que eu recomendo para todos que eu prometo não vão se arrepender.

Quotes:
"Sabe o que eu acho? A unica razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."
Auggie - pag 11

"Há um sem-numero de pessoas por trás de "mosaicismo de linhagem germinativa", "rearranjo cromossômatico" e "mutação retardada". Incontaveis bebês que nunca nascerão, como os meus."
Via - pag 113

"Mas esse não foi o motivo para eu ter mudado de ideia: não que eu quisesse evitar um sermão da minha mãe; nem proteger o August do Julian, que eu sabia ia agir como um completo idiota; só que, quando ouvi o Jaime contar o que correu do August gritando "Ahhhh!", de repente eu me senti muito mal. A questão é que sempre haverá pessoas como Julian, idiotas. Mas, se um garotinho como Jaime, que geralmente é legal, podia ser cruel daquele jeito, então August não teria a menor chance na escola."
Jack - pag 149

15 comentários:

  1. Liiih que resenha linda :)
    tbm achei a capa bem simples e sendo bem clichê ja sabia que tinha algo de extraordinario sobre o livro ^^ as criticas sao otimas, e os quotes me deixaram com vontade de ler! vou ver se uso meu cupom pra esse livro na saraiva hahaha
    beeeijos linda!

    ResponderExcluir
  2. Caraca que resenha linda! E esse quote então: Sabe o que eu acho? A unica razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma :)

    Nossa, esse livro é um dos meus desejados. Também me chamou a atenção a simplicidade da capa e vc conseguiu transmitir a essência do livro. Tenho certeza que quando eu ler tbm se tornará meu favorito.
    E meu Deus, Sr Burzanfa, ri demais HYAHUAYAHUAYH
    beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. nossa ja tinha visto,mais nunca li o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber um pouco mais do livro, eu minha amiga já até leu, mas eu achei chato só de olhar a capa (que vergonha a minha)
    bezzo, sarah
    http://svt-pistache.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou louco para ler esse livro, desde seu lançamento só vejo comentários positivos. Nossa, você chorou então tenho que ler, nunca consegui chorar em um livro =(

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha, só tenho ouvido falar bem desse livro. Quem sabe o leia em breve, mas gostei de saber sua opinião!!!! Acabei de conhecer seu blog e claro já estou seguindo!!!! Agora te convido a conhecer o meu: Leituras, vida e paixões!!!!! E agradeço antecipadamente a ajuda!!!! Sucesso para seu blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser bem gostoso de se ler! Gostei muito da ideia dele... Parabéns pela resenha! Beijos ;*

    ResponderExcluir
  8. Já li muitos livros a respeito de bullying só este ano, mas este é o que quero ler mesmo e está no topo!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom.
    Quero muito ler.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ligia, semana passada fui na livraria comprar um presente para uma amiga, e de cara vi esse livro com cara simpática. Me deu uma suuper vontade de comprar, mas tinha ficado meio em dúvidas. Muito bom ler a resenha, me deu muito mais curiosidade de ler.
    Beijocas, ótima semana, adorei o blog!
    http://mairacaetano.com/wp-admin

    ResponderExcluir
  11. Eu estou lendo algumas resenhas e recenetemente esse foi um dos livros mais bem comentados, sabia? Sua resenha também foi positiva, então creio que eu devo colocar nas proximas leituras rsrs vou ter que marcar no skoob. Fiquei curiosa sobre a aparência do Auggie... hmm :;3
    OPa, eu preciso ver meu namorado é um zumbi rsrs eu ja li o livro então... rsrs só falta ver o filme ._.
    Obrigada :D
    Um beeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. As pessoas sempre falam super bem desse livro
    Fico bem curiosa em relação a ele

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Quero ler esse livro, todo mundo fala super bem.
    Ah, tô seguindo você.

    Um beijo, Karine Braschi.
    http://geekdebatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lih! Não li sua resenha por medo de ler spoiler. Mas adianto que estou morrendo de vontade de ler esse livro. Sempre vejo elogios e o quão extraordinário ele é, rs. Adorei os quotes, me deixou com mais vontade ainda de ler.

    Beijos, Leitura da Vez.

    ResponderExcluir