quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pra vcs Laranja Mecanica =DD

Ahh que saudades de postas aqui..aproveitar que hoje estou muito feliz pq entreguei meu TCC \O/ (não sabem como isso acaba com a saude) depois de apanhar muito das normas de formatação finalmente saiu =DD ..mas voltando ao assunto dos livros...vou falar sobre um livro que gosto muito e que foi pedido pela minha linda da Fanii =D
Então aki vamos noois !



Resenha Oficial : "Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo."



Olha só...como faz um certo tempinho que eu li esse livro por favor me perdoem se não concordarem com alguma coisa xD
Eu tambem não vou colocar editora nem nada pq a edição que eu tinha era uma das primeiras e eu soube que saiu uma nova tradução então vou ficar devendo essa !

Axo que a maioria de vocês conhecem o livro por causa do filme de Kubrick, mas eu axo o livro muuuito mais completo que o filme ( claro neh !!)  . O livro se passa em uma Inglaterra em algo que parece um futuro, mas nunca nos é dito ano nem nada, mas é contado que o pais esta perdido já que o numero da violência por culpa das gangues de jovens é muito alto e as ruas são terrivelmente perigosas. Uma das gangues mais perigosas a do Alex , que junto com seus amigos Pete, Georgie e Tapado ( axo que era esse o nome ) cometem todos os tipos de crimes e nunca foram pegos e aparentemente não seriam já que eles compraram os vendedores do bairro, então sempre que fazem alguma coisa voltam para as lojas e as vendedoras dizem que eles estavam la a noite toda !
Os pais de Alex também são completamente desligados aos atos do filho, já que quando não passam o tempo todo sobre efeito de sedativos não percebem nada de errado nos filho, mesmo ele trazendo muito dinheiro para casa sem nenhuma explicação aparente e ao meu ver nunca ligaram muito pra isso ! Serio gente, ele nunca trabalhou n a vida como ele ganha tanto dinheiro??
Uma coisa legal é que Anthony Burgess abusa bastante da lei do “aqui se faz, aqui se paga”, e Alex paga de todas as maneiras possíveis!
As coisas saem do controle quando Alex deixa bem claro que seus amigos não mais que seus subalternos, e que ele e o grande líder, então ele da uma surra neles para mostras sua grande força comparada aos outros. O primeiro aqui se paga é quando durante um assalto que da errado, Alex acaba matando a proprietária do hotel e então é preso já que seus amigos batem nele e ele não consegue escapar ! A prisão não aprece causar grandes emoções a Alex, já que ele é protegido pelos guardas por ser o mais novo na cadeia (no livro ele tem 14 anos , no filme ele já tem 20) e o reverendo gosta muito dele por causa do seu aparente interesse pela bíblia (ele até gostava, mas como ele msm diz, só das partes de grandes batalhas, açoitamentos e quando falava dos atos de luxurias xD ) então durante suas conversas habituais com os guardas eles conta para ele do novo método revolucionário que promete reduzir as sentenças e também uma vida nova aos presos, o Método Ludovico !!
E mais uma vez vemos o aqui se faz : Alex é qualificado para ser uns dos primeiros a receber o método milagroso d cura para suas crises (?) de agressividade, já que ele passa em vários testes e fica provado que ele tem saúde e tudo mais apara aguentar até o final o tratamento. E a que se paga : o método consiste em vaarias horas amarrado a uma cadeira, aonde suas pálpebras são presas e ele tem que ficar assistindo horas e horas de filmes com todo tipo de extrema violência , como assassinatos, estupros, torturas e tudo mais e o mais incrível é que o que incomoda Alex é eles terem modificado umas das sinfonias de Beethoven durante um dos filmes xD
Resistindo ao tratamento é hora de testar para ver se ele realmente esta pronto para sair, e durante essa apresentação é que Alex percebe que entrou numa furada, ele não consegue mais reagir a nenhum tipo de agressão, nem começar uma briga ou mito msm tocar em uma mulher, já que ele passa muito mal quando exposto a esse tipo de situação, se tornando assim nada mais que uma criatura mecanizada que responde somente ao ideal de uma população, sem nenhuma personalidade nem nada !

Eu não vou contar mais pq já contei praticamente metade do livro xD mas posso garantir que ele paga bastante a partir desse ponto !

Uma curiosidade sobre o livro é que ele é dividido em 3 partes com 7 capítulos cada uma, que representaria o tempo que Alex levou para chegar a maior idade  na época que o livro foi escrito era 21 anos) e uma coisa que muita gente reclama é a linguagem do livro ! Ele é carregados de gírias que na verdade são palavras em inglês e escandinavo que dão sonoridade e rima, e no  livro tem um dicionário próprio, que por sinal eu consultei varias vezes xD algumas palavras tem sentido, mas a maioria não ! Varias partes eu fiquei com muita dó do Alex, e vaarias vezes deu vontade de bater muito forte nele, já que ele msm não leva muita coisa a serio e tm o talento de usar todos ao seu redor, eu também odeio muito os pais dele ><’
Pra mim esse é um livro clássico e que vale muuuito a pena dar uma olhada, ele deixa vc preso do começo ao fim em tudo que Alex esta fazendo e cria varias perguntas no decorrer da historia!
Bom axo que é isso, eu queria deixar essa resenha o melhor possível pq eu amo de verdade esse livro mas eu cai na bobagem de emprestar e ele nunca mais voltou T-T .
Espero que vcs tenham gostado =DD
Fanii tomara que vc tenha gostado tbm !
Bjos seus lindos !!

3 comentários:

  1. oooown que lindo Lih vc fez mesmo *-* amei
    é um ótimo livro apesar que eu também senti muita raiva do Alex e de seus atos, é muito intrigante mas é um ótimo livro que prende muito a nossa atenção, adorei a resenha, vc descreveu suuuper bem *-* teamo continue com o blog que está lindo.
    (fani)

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima leitura, essencial para estudantes de psicologia quando estão estudando o behaviorismo.

    ResponderExcluir