domingo, 24 de junho de 2012

RESENHA: A LISTA NEGRA ...

Oláá Pessoal... \o/ quanto tempo... tava morrendo de saudades...

Antes de mais nada imagem eu fazendo a dancinha da alegrias para as benditas férias da faculdade ... uhullll não to me aguentandooo ..... *.* .. (okok tá parei....FOCOOO) ^^

Sei que estou atrasada com a resenha e sei também que falei no meu ultimo post que estava lendo THE WALKING DEAD ....mas infelizmente não consigo manter a leitura do bendito .. não sei o que acontece ¬¬, mas vou me esforçar para isso mudar. Antes que a Ligia venha até a minha casa e tome de mim de tão ansiosa que a bichinha tá. 

Bom como não consegui dar continuidade ao The Walking Dead parti rapidamente para outra leitura .. eis que apresento a vocês A LISTA NEGRA - Autora: Jennifer Brown - Ed: Gutenberg



RESENHA OFICIAL:

Abril. Um mês que, inevitavelmente, será sempre lembrado pelo horror de massacres ocorridos em escolas por jovens: 20 de abril de 1999, Columbine, Estados Unidos; 26 de abril de 2002 , Erfurt, Alemanha; 16 de abril de 2007, Virginia Tech, também nos EUA; e 7 de abril de 2011, Realengo, Brasil. Além desses, muitos outros já ocuparam os noticiários do mundo inteiro, chocando pela violência com que jovens assassinam seus próprios colegas. É com um noticiário como esse que o romance A lista negra abre suas páginas. Lançado agora no Brasil pela Editora Gutenberg, a obra Jennifer Brown é uma ficção que mergulha no mundo juvenil repleto por situações marcadas pelo bullying, preconceito e rejeição.Essa é a história de Val e Nick. Eles são dois adolescentes que se conhecem no primeiro ano do ensino médio e se identificam de imediato. Val convive com pais ausentes, que brigam o tempo todo e só criticam suas roupas e atitudes. Nick tem uma mãe divorciada que vive em bares atrás de novos namorados. Os dois são alvo de bullying por parte de seus colegas do Colégio Garvin. Nick apanha dos atletas e Val sofre com os apelidos dados pelas meninas bonitas e populares. Ambos compartilham suas angústias num caderno com o nome de todos e tudo que odeiam, criando um oásis, um local de fuga, um momento de desabafo, pelo menos para Val. Já Nick não encara a lista e os comentários como uma simples piada. Há alguns meses, ele abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma co¬lega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista das pessoas e das coisas que ela e Nick odiavam. A lista que ele usou para esco¬lher seus alvos.

Mais hein ... o que falar deste livro???? Simplesmente emocionante essa é a realidade da história de Val. Val é aquelas garotas que tem pouco destaque dentro do colégio e a todo tempo é trolada por algum bam-bam-bam de grande reputação. Entretanto ela possui ciclo de amizades que zoam entre eles estas pessoas que zoam os outros por livre e espotanea vontade só para humilhar. Dentro deste ciclo de amizade Val namora Nick, um garoto que a muito tempo não aguenta mais levar desaforo para casa por conta das humilhações e o tão famoso bullying  sofrido todo esse tempo na escola.
Dentre os muitos momentos as sós, os dois montam essa lista negra com TUDO que os irritam e que eles poderiam eliminar da face da terra que não iria fazer a menor falta. Para ambos isto era uma válvula de escape para extravasar toda a raiva que sentem. Porém, isto era o que pensava Val, que se sentia super protegida por Nick, e em um dia de fúria por uma das populares ter quebrado seu MP3 recorre a Nick para defendê-la. Mas o inesperado acontece e Nick começa a partir desta garota a eliminar um por um da lista negra.

E a partir deste cenário que se desenrola a história contada do ponto de vista da sobrevivente Val, que tem que retornar a escola após o atentado e enfrentar seus temores, seus rivais e redescobrir o modo de viver em meio a tanto sofrimento e perdas .. 
O interessante do livro é que em alguns capítulos há flashbacks de antes do atentado para situar os acontecimentos para entender o presente.
É uma história forte contada de uma maneira e pelo ponto de vista da namorada do atirador, e que em alguns momentos chega a emocionar e fazer voce pensar o que faria no lugar de Val, além de sua conturbada história de vida familiar que se desenrola ao mesmo tempo de adaptação ao colégio. Contudo ainda tem que aguentar o sensacionalismo da mídia e de uma jornalista que não perde a oportunidade de distorcer a realidade vivida por todos dentro do colégio.
São muitas situações para uma adolescente lidar sem apoio nenhum e sem saber o que vai acontecer... ou seja.. é encarar ou recurar
É um livro que não se consegue parar de ler e mesmo depois de lido você fica pensando na história e no seu fim. O desfecho é a parte mais emocionante do livro e tudo de inesperado acontece. 
Os capítulos não são compridos, o que facilita bem a vida, e mesmo se fossem não daria para parar de ler. A  forma como a autora escreve em primeira pessoa tudo o que acontece com Val é aquela em que você cria um filme em sua cabeça, monta a cena. Mas mais uma vez digo aqui que não é um livro fácil de ser digerido e a descrição das cenas realmente faz com você se sinta inserido no enredo.
Acabei lendo este livro por conta das resenhas que andei vendo por ai, realmente não pensava que fosse tudo aquilo que falavam e resolvi tirar a prova, entretanto foi totalmente o contrário e conseguiu mexer comigo e a leitura me envolveu bastante ... fazendo com que eu lesse o livro em tempo recorde ... haha .. considerando o pouco tempo, li em menos de uma semana. Adorei!!


Recomendo horrores essa litura ...


Agora não sei qual vai ser a leitura do momento ¬¬ .. se leio TEMPEST .. ou ... INICIO A SAGA DE JOGOS VORAZES .... oh dúvida cruel. Quem pode me ajudar??????????????????


Um beijo pessoal é até a próxima ^^





3 comentários:

  1. Vou logo seguir o seu blog, pq eu também adoro ler, principalmente se for romances do nicholas sparks, leio de tudo , mas adoro ele! rs

    ResponderExcluir
  2. Olá flor!

    Estou querendo muito lê esse livro, já li resenhas bem bacanas a respeito dele! Parece ser bem triste. Ansiosa para lê!

    Gostei bastante do seu blog! Seguindo

    beijjão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Todos falam tao bem deste livro, mas ainda nao tive tempo pra lê-lo :s
    oq é uma pena ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir