quarta-feira, 21 de outubro de 2015

#Convocação NanoWrimo 2015


Oi gente linda, hoje eu vim aqui, mais uma vez, ao longo de todossss esses anos de blog para fazer a chamada OFICIAL dos loucos mais loucos do mundo da escrita!
Vamos participar do NaNoWrimo 2015?

Mas, peraí: O que é NaNoWriMo?

NaNoWriMoO NaNoWriMo é a sigla para National Novel Writting Month, que em bom português, significa Mês Nacional de Escrever Romances. O projeto foi criado em 1999 por Chris Baty e seus amigos e funciona da seguinte forma: Todo mês de novembro a gente senta o bumbum na cadeira e escreve 50 mil palavras, o que dá mais ou menos um romance de tamanho médio. Ou pelo menos um bom pedaço de romance! Acreditem, eu já vi amigos escreverem MUITO mais do que 50 mil palavras em um mês. A pessoa se cadastra no site  http://nanowrimo.org/dashboard cria a própria conta e cria uma "novel" onde você coloca a capa, o título e o gênero que você vai escrevendo. Durante o mês de novembro, todos os dias, é aconselhável atualizar mais ou menos 1600 palavras, para manter um padrão. É claro que um dia ou outro a gente escreve mais ou menos, mas essa é a média para atingir o sucesso! 
Eu participei em 2013 e em 2014 e em nenhum dos dois anos eu concluí o NaNo e não ganhei a badge de Winner, porque né? Tenho que ser sincera comigo mesma, eu sou enrolada. Mas esse ano eu estou esperançosa, até porque acho que vou reviver um projeto antiguinho e acoplar com minha antologia maravilhosa de textos maravilhosos sobre o tudo e o nada.
Quem quiser participar já se cadastra agora, se prepara, ativa o Word que Deus sabe que o seu está pedindo código de validação há meses
e me segue lá http://nanowrimo.org/participants/sarah-marques


Agora, Sarinha vai ser legal e deixar algumas dicas bem legais de quem já falhou miseravelmente no NaNo, para que você não faça igualzinho:

1) Escreva, escreva escreva
Não, não é brincadeira. Só escreva, tá? Deixa as revisões, os beta readers, os títulos, as possíveis imagens, diagramação, tudo, para depois. A hora é de descarregar suas vontades, suas ideias, seus pensamentos mais loucos, seu plot mais legal. Solte a imaginação. Escreva sobre o que você ama, sobre o que você conhece. Não aumente demais, porque você pode se perder, e não é isso que nós queremos né? Deixe tudo para dezembro. 

2) Tenha uma ideia prévia
Se você é daqueles certinhos, pegue sua ideia e monte uma linha do tempo. Coloque um esqueletinho do que você quer fazer na sua história. O bem básico mesmo. Início meio e fim, se você já tiver. Se você for que nem eu, louca louca louca, só tenha em mente o que você quer fazer, o principal. e deixa que o resto do mundo se crie. Mais uma vez vale a dica "não se prenda demais." O NaNo é para se soltar, se libertar das amarras literárias, onde o resto do ano está inserido. 

3) CAFÉ
Muito café, muito mesmo. Pega sua caneca, seu tumblr e vem virar a noite comigo. Forte por favor. É um mês de dedicação e dedicação exige muito de nós. Café, guaraná, uma corridinha para assustar o desânimo, tudo isso ajuda. Só não pode parar!

4) Junte sua turma
E por último e não menos importante, até porque esse post já está ficando enorme, CHAMA TODO MUNDO. Sabe seu amigo que gosta de escrever? Apresenta o NaNo para ele. Não encuquem muito com o site. Ele está em inglês mas tudo que você precisa dele é atualizar o seu word count. Quando vocês perceberem, vão entender que o site nada mais é do que um pretexto para juntar todo mundo que some o ano inteiro para poder escrever junto e se apoiar nesse mês louco. Temos um grupo no facebook, o /NaNoBrasil onde rolam muitos sprints, no twitter também acontecem. Também é bem bacana se tiver alguns amigos próximos onde vocês possam marcar para escrever juntos pessoalmente. Um dia de write in na Starbucks mais perto de casa, o que acham? Vai render bastante!

O importante é que a gente faz novas amizades, troca experiências, conhece gente muito talentosa e ainda desenvolve um sonho, que é tirar nossa história do fundo da nossa cabecinha e entregar ela para o mundo. O NaNo pode ser o primeiro passo para uma vida mais legal, com mais liberdade, uma nova profissão, um novo hobby, uma nova paixão ou apenas a concretização de tudo isso! 
Participa vai, quero conhecer sua história também!

#Sarah_Marques
Post original em: http://www.sarahmarques.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário