domingo, 26 de abril de 2015

#A Teoria de Tudo

Heeey seus lindos tudo bem?? Como passaram a semana?? Espero que tudo bem =DD
A minha não foi tão bem, mas são coisas da vida e agora já estamos bem aqui em casa e isso é o mais importante!
Aproveitando então, essa semana eu finalmente consegui terminar a minha leitura, que foi bem mais complicada do que eu esperava e eu percebi minha dificuldade com biografias, principalmente em julgar o que a pessoa esta me contando.
Então, apesar de complicado achei um livro brilhante, cheio de altos e baixos mas mesmo assim inspirador, e que é muito diferente do filme, mas ambos são incríveis: A Teoria de Tudo.

Titulo Original: Travelling to infinity
Autora: Jane Hawking
Editora: Única

Sinopse: "Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos - entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.

Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. 

Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. 
O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo."

Como eu disse, meu maior problema em biografias é justamente o julgamento com o que a pessoa esta nos contando. Antes do lançamento do livro/filme eu sabia pouca coisa sobre a vida dos Hawking, só justamente o que a maioria acho que sabia, da mente brilhante presa em um corpo que esta definhando e que apesar de todos os contras já passa da idade que os médicos um dia estipularam para ele.

Jane Hawking tinha apenas 21 anos quando resolveu se casar com o jovem gênio Stephen Hawking. Ela veio de uma família tradicional, e cursava  Literatura Medieval na universidade, e contra todos os aspectos lógicos ela acaba se apaixonando pelo garoto estranho e reservado, que era muito mais inteligente do que a maioria e usa roupa extravagantes. Mas o mais surpreendente é que apesar de tudo os dois se apaixonam de verdade e apesar de todos os avisos ela aceita se casar com ele.

"Talvez houvesse algo sobre sua excentricidade que me fascinara, tendo em vista minha existência bastante convencional. Talvez eu tivesse alguma estranha premonição de que o veria de novo. Fosse o que fosse, quela cena em si ficou profundamente gravada em minha mente."  

A verdade é que ela já sabia sobre a doença dele, e tudo que teria que enfrentar, já que ele descobriu aos 21 anos que sofria de uma rara doença chamada Esclerose lateral amiotrófica, que é uma doença altamente degenerativa e que os médicos lhe dão apenas 2 anos de vida e nada mais. Apesar disso, eles tem 3 filhos juntos e 25 anos de casados.



Bom, eu devo dizer que muita partes do que jane nos conta foi muito corajoso da parte dela por nos revelar, porque ela poderia ter dito como foi a luta contra a doença e tudo, ma ela nos mostra que dia apos dia era um sacrifício diferente e enquanto Stephen orbitava em volta da física e das descobertas importantes que estava fazendo, ele tinha Jane orbitando em volta dele, sempre lhe dando apoio e sempre presente quando ele precisava.
Mas apensar de tudo ela sabia que seu verdadeiro amor sempre foi a física e que tudo que ele fazia em era por ela.

"Na verdade, ela mostrou-se uma rival implacável, tão exigente como qualquer amante, uma inexorável sereia, que atraia seus devotos para os poços profundos da obsessão. Ela não era outra se não a Física, citada pela primeira esposa de Einstein como a correspondente em processos de divorcio." 

Jane também nos contra sobre o caso extraconjugal, o divorcio, o novo casamento, as polemicas que surgiram e principalmente como ela acompanhou o crescimento cada vez mais rápido do nome de Stephen e apesar do fim do casamento, como ela ainda participa da vida dele em diversos momentos.

Bem diferente do filme que é voltado ao Stephen, este livro é ao meu ver totalmente da Jane, e apesar de não concordar é claro em algumas coisas, e ficar chocada com outras, eu passei a respeita-la.
E diferente também do filme que é bem mais romantizado,  o livro é mais denso em vários aspectos mas ele valeu os desafios de leitura até o final.


E dois anos de vida?? Stephen hoje passa dos 77 anos e continua trabalhando, e atualmente é avô do terceiro neto e ele e Jane ainda são amigos.
Foi uma leitura muito enriquecedora apesar de as veze bem maçante e por não possuir muitos diálogos acaba sendo muito pesada, mas eu recomendo.

Bom seus lindos é isso por hoje!
Um ótimo fim de domingo para vocês =DD
BjOOs
#Lih_Maria 

3 comentários:

  1. Achei muito bacana a premissa!
    Também não sou lá muito fã de biografias, mas achei essa com mensagens bem interessantes!
    Adorei sua resenha!
    beijos!

    http://www.deixaela.com/

    ResponderExcluir
  2. Já vi outras pessoas falarem que a leitura desse livro é difícil, por esse motivo eu confesso que não me interessei em ler. Mas sei que a história é linda. Boa resenha!!
    Bjs

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já me contaram que a história é lindíssima, e estou bastante ansiosa para ler ele <3 Só me falta algum tempinho, hihihihi xD
    Beijinhos ~

    http://euclarisse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir