segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Resenha: 1974 - Red Rinding

Oláá Pessoas queridas. tudo bem com vcs?

Antes de mais nada queremos nos desculpar pela demora nos posts, mas infelizmente andam acontecendo coisas que nos tiram do eixo. Enfim, mas aqui estamos para mais uma resenha, vamos lá?

A resenha de hoje é:

1974 - Red Riding - David Peace - ED. Benvirá



Resenha Oficial:


Dezembro de 1974, poucos dias antes do Natal.

Edward Dunford, aspirante a celebridade jornalística, é escalado para cobrir um caso tenebroso: o estrangulamento e estupro de uma menina de dez anos. Em casa, suas tias relembram casos semelhantes ao da menina, o que dá a Edward a ideia de fazer uma grande investigação. No entanto, o projeto acaba se transformando numa viagem ao inferno. Além de ser substituído por um repórter veterano, Edward se envolve numa trama que vai além do assassinato em série de garotinhas.
De repente, toda a cidade de Leeds, no norte da Inglaterra, parece estar envolvida no crime. Após testemunhar o incêndio em um assentamento cigano e a morte de um colega de trabalho, nem mesmo Edward se livra das suspeitas, pois se envolve com a mãe de uma das meninas assassinadas e numa guerra imobiliária entre forças econômicas locais.
À beira do abismo e relegado a segundo plano no jornal, Edward persiste com sua apuração. Entre altas e perigosas doses de uísque, o comportamento ambíguo do repórter policial o transforma no suspeito de um crime terrível. 1974, um romance vertiginoso e com diálogos cortantes, é o primeiro de quatro livros que dissecam o empobrecido Norte da Inglaterra anterior à era Thatcher.



_____________________________________ "_______________________________

Antes de mais nada gostaria de dizer que este livro me ganhou simplesmente por conta desta resenha acima. Não sabia nada sobre o livro e muito menos pelo autor, e acabei comprando as escuras em uma das minhas andanças pela saraiva.
Estava super empolgada com a leitura, mas demorei a iniciá-la por conta da fila imensa acumulada. 

Pois bem seu dia chegou, isso por volta do meio do mês de novembro de 2012. No início já senti alguma dificuldade com a escrita do autor, não que ele escreva mal, mas sua forma de narrar a história não me cativou. 

O enredo gira em torno do jornalista Edward, que está contando os dias para voltar a ter sucesso em sua profissão. Agora em decadência está disposto a fazer qualquer esforço para voltar aos tempos em que era o profissional top de linha da redação onde trabalha. Para isso Edward se envolve na investigação de um assassinato ocorrido no ano de 1974, pouco antes do natal na Inglaterra.

Edward está tão disposto a conseguir a matéria dos sonhos que se envolve até o pescoço e se encontra em um beco sem saída. Daí já para perceber que ele se envolve, mete o bedelho onde não é chamado, se envolve com pessoas erradas, se estrepa inúmeras vezes, mas não desiste. Por vezes o foco sai do crime investigado e se mantém muito na luta deste jornalista subir em sua carreira.

Os diálogos muitas vezes são bem violentos e ferozes entre os personagens (claro, em se tratando de um romance policial nada mais comum), mas muitas vezes o autor pecou pelo exagero e muitas vezes achei forçado e me embrulhava o estômago. Por conta disso pensei em muitas vezes largar o livro, mas não tenho esse costume e segui em frente, porém em um ritmo mais lento. 

A leitura para mim foi tão complicada que levei mais de um mês para concluí-lo e em se tratando de uma série não penso em continuar acompanhando. Vale ressaltar que sua continuação (1977) já está a venda.

Para quem se interessa em livros deste gênero é um prato cheio, com bastante violência, ofensas, investigação entre outras coisas. Na minha humilde opinião um livro pesado, que não lerei novamente. 

Bom pessoal é isso ^^

Espero que tenham gostado e até a próxima ^^

3 comentários:

  1. Jesus adorei a pegada desse livro, eu querooooo o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É complicado, eu to com vontade de ler e não to ao mesmo tempo. Dá pra entender? HAHAHAHA Parece ser um livro maravilhoso, mas muito pesado pra mim AGORA. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei da capa haha

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir