terça-feira, 31 de maio de 2016

#Dias Perfeitos

heey seus lindos tudo bem?? Como passaram fim de semana e feriado??
Espero que tenham aproveitado bastante e agora vamos comemorar que depois de anos finalmente estamos chegando em Junho \O/
E já vamos entrar no mês novo com resenha nova né!!
O livro que me tirou o sono e acho que roí algumas unhas: Dias Perfeitos


Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras

"Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional."

Sabe aquelas promoções que você bate o olho e não consegue deixar ela passar?? Então, aproveitando a promoção da editora, eu sai da livraria depois de um loongo jejum de compras de livros para sair da livraria com um livro que foi chocante da primeira até a ultima pagina.
Alias, ainda já adianto que não me recuperei completamente do final dele ainda.

Téo é um jovem solitário, mas mais do que isso, ele não se importa em ser solitário, ele gosta de estar sozinho e não tem real empatia por ninguém. É um dos melhores alunos da sua classe de medicina e tem fascínio pelos cadáveres nas aulas de anatomia e sente um estranho prazer durante os momentos de dissecação, e o mais estranho, ele passa a desenvolver um certo carinho por um dos corpos, que ele carinhosamente chama de Gertrudes e realmente a trata como se fosse alguém próximo a ele. 
Ele passa boa parte do tempo também cuidando de sua Mãe que é paraplégica, mas mesmo assim, sua ligação com ela é limitada a esses cuidados. Mas foi graças a insistência dela que ele acaba indo a uma festa e conhece Clarice, e é ai que as coisas realmente mudam para sempre.  

"Não gostava de ninguém, não nutria nenhum afeto para sentir saudades: simplesmente vivia."

Téo é um personagem com todo o perfil psicológico muito bem trabalhado para ser aquela pessoa apática, mas que quando menos se espera mostra quem ele é de verdade e ele vai se tornando mais e mais assustador com o passar dos capítulos e  ao mesmo tempo, ele te prende a leitura de uma maneira unica e varias vezes eu me sentia totalmente encurrala pelos pensamentos dele e só consegue parar de pensar nele, quando finalmente o livro acabou e eu fiquei meio desorientada depois.

Clarice já é totalmente o oposto. Ela é uma pessoa de espirito totalmente livro, que esta cheia de planos para poder escrever seu novo roteiro de cinema, e  por acaso, conheceu Téo em uma festa. E no momento em que Téo a conhece, ele cria uma especie de obsessão por ela e por tudo que ela faz e começa então um plano para poder tornar ela sua, e pra isso, ele não se importa com os métodos.
Ela é um contra peso muito importante no livro, porque, enquanto somos presos a mente totalmente racional de Téo, Clarice é a pessoa de humores variados, que diz o que pensa o tempo todo, acredita em horoscopo e mesmo assim, ela por si só é realente fascinante.
E agora esta nas mãos de Téo e ele esta disposto a dobrar o espirito dela, mas aos poucos, ele percebe que as coisas não serão como em seus planos.

"Aquela atitude acionou uma cadeia de pensamentos, bons e ruins, e o levou a uma verdade cáustica: ele jamais poderia deixar Clarice partir."

Eu realmente fiquei chocada com a intensidade deste livro. Com um thriller psicológico verdadeiramente bem elaborado, cenas chocantes e momentos de real insensatez, não demorou mito e este se tornou uma dos livros mais incríveis que eu li este ano, e agora eu estou precisando ler todos os outros livros do Raphael e já me avisaram que não ficarei decepcionada com nenhum deles.

E é só por hoje amoores!
Até breve <33
#Lih_Maria

domingo, 29 de maio de 2016

#A Viagem do descobrimento

Heey seus lindos tudo bem?? Todo mundo aproveitando o feriado??
Espero que sim!!
Então, sobe o livro de hoje, o titulo por si só já revela seu conteúdo. Então pra vocês: A Viagem do descobrimento - Um olhar sobre a expedição de Cabral.

Autor: Eduardo Bueno
Coleção: Brasilis 
Editora: Estação Brasil

"Embarque nas naus e caravelas da vasta frota comandada por Pedro Álvares Cabral. Circule por entre marujos lusitanos, pilotos árabes, astrólogos judeus e nobres ibéricos. Viaje com eles por mares tempestuosos, em meio a perigos desconhecidos ou calmarias enervantes. Saiba que forças políticas moviam a esquadra que chegou ao Brasil, mergulhando no mundo da Escola de Sagres e do misterioso infante D. Henrique, um herdeiro dos Cavaleiros Templários. A viagem do descobrimento, primeiro volume da coleção Brasilis, revisita os momentos inaugurais da história do nosso país descrevendo-os como a grande aventura que de fato foram. A partir de cartas, documentos e crônicas da época, assim como estudos de historiadores consagrados, o jornalista e escritor Eduardo Bueno narra com riqueza de detalhes a trajetória de homens que venceram seus limites em busca de um novo mundo. Lançada originalmente no final dos anos 1990, a coleção inaugurou um estilo leve, crítico e divertido de contar a história de nosso país."

Se tinha uma matéria que eu realmente gostava quando era criança, era historia, mas infelizmente, a parte sobre as navegações portuguesas até o então colocado como "descobrimento do Brasil" sempre era algo extremamente superficial e que era de pouca atenção por parte da maioria dos professores. E cá entre nós, a maioria das pessoas não gosta dessa parte da historia do Brasil, apesar de ser um dos momentos mais importantes da nossa historia por si só, afinal, foi o momento em que deixamos de ser uma massa de terra misteriosa nos mapas até então desenhados e passamos a fazer parte do mundo.

De maneira didática e com uma leitura extremamente dinâmica, Eduardo trás a historia antes da nossa própria historia de maneira que acabamos conhecendo um pouco mais sobre as pessoas por trás do "Terra a Vista", desde a monarquia portuguesa, que foi outrora poderosa por seus sucessos em conquistas marítimas, conquistando assim uma fama poderosa na Europa do Séc XVI, entrou também em uma silenciosa competição com as expedições espanholas.

Somos apresentados também a uma das figuras mais importantes de todas: uma nova imagem sobre quem foi de verdade Pedro Alvares Cabral e como ele foi parar dentro do grande navio que ancorou pela primeira vez em terras tupiniquins a tantas luas atras. Somos apresentados também ao fato de que nossas terras foram colocadas em um mapa tratado tão secretamente que se tornou objeto de cobiça entre piratas.

"A seis léguas (ou cerca de 40 quilômetros) da costa, a armada lançou âncoras. Elas mergulharam 34 metros no mar esverdeado antes de tocar o fundo arenoso.
Estava descoberto o Brasil."

Repleto de imagens, textos de rodapé com curiosidades e um glossário muito bem colocado, este livro é o primeiro de uma pequena coleção sobre a historia do Brasil, e não poderia ter vindo em hora melhor.
É uma leitura para aqueles que amam historia, para aqueles que querem conhecer agora nossa historia e também para aquela que querem perder aquele vicio do "ahhh mas historia do Brasil é chata".
Acreditem, cada pequeno momento é muito mais intenso dó que parece.

É só por hoje seus lindos!!
Até breve <33
#Lih_Maria

terça-feira, 17 de maio de 2016

#A Garota Sem Passado

Heey seus lindo tudo bem?? Como passaram o fim de semana??
Meu deus como eu ando sumida, deixa eu dar uma batida na poeira aqui!
Enfiim, aqui estou eu, com a resenha de um ótimo thriller: A Garota Sem Passado.

Titulo Original: Before he finds her
Autor: Michael Kardos
Editora: Arqueiro

"Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. 


Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento.
Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre." 



Sabe aqueles livros que você olha, pensa em dar uma chance porque tudo nele chama a atenção e ai ele te joga no chão de tão incrível??
Então, aqui esta um belo exemplo disso.
Uma verdade é que a sinopse do livro é praticamente um resumo dele, mas claro, a complexidade de tudo que aconteceu é extremamente bem trabalhada no livro é escrita de maneira que vai prender você da primeira a ultima pagina e acredite, a tensão é algo constante e que quase não me sobrou unhas pra roer enquanto lia.

Contado quase de maneira jornalistica em alguns momentos, somos apresentados a um caso de assassinato que ocorreu em uma cidade pacata e que até hoje assombra a todos, onde um cidadão de bem chamado Ramsey Miller uma noite, apos dar uma festa em seu quintal e divertir a todos, assassinou brutalmente sua esposa e filha algumas horas depois que todos foram pra casa e simplesmente desapareceu.
Mas o que a maioria não sabe, é que a filha de Ramsey, esta viva e se lembra de tudo o que aconteceu.

Vivendo sobre um novo nome, Melanie Denison vive sob a supervisão quase opressiva de seus tios, que apesar de terem boas intenções e fazer de tudo para protege-la , esta ficando cada vez mais difícil se manter escondida, afinal de contas, ela agora é uma adolescente e esta decidida a viver uma vida diferente da que ela esta levando agora, já que desde a noite terrível em sua vida, ela passou os dias escondida do mundo, sendo um fantasma de uma nova pessoa.

"Tão bem intencionados, todos eles, e tão ingênuos..."

Melanie é uma garota geniosa, com uma personalidade muito marcante e que esta cansada de se esconder e ter medo de que a qualquer momento seu pai possa aparecer para poder terminar o que começou naquela fatídica noite. E agora, ela esta gravida e decidida a resolver de uma vez por todas todos os seus conflito com o passado, voltando a sua antiga cidade e descobrindo de uma vez por todas a verdade sobre o que levou seu pai a cometer tal crime e principalmente, prende-lo de uma vez por todas.
Mas a verdade é que certas coisas do passado quando mais perto de serem reveladas, mais perigosas se mostram, e algumas coisas precisam ficar enterradas, e certas pessoas querem a todo custo manter tudo do jeito que esta.

Uma coisa incrível nesse livro, é a capacidade que o autor tem de criar personagens terrivelmente carismáticos, e que todos eles são mentirosos de alguma forma e te enganam o tempo todo, varias vezes eu senti pena dos personagens errados e depois fiquei com aquela cara de "mas uehh, como assim??" e quanto mais fundo vamos chegando a historia, pior vai ficando e mais assustadora ela vai se tornando.

"Será que isso teria mudado tudo? Sua mãe poderia estar viva agora? Seu pai seria apenas alguém que havia passado por uma fase difícil, em vez de um assassino fugindo da polícia ou, pior, um assassino caçando a filha sobrevivente?"

Com um final incrivelmente chocante e um enredo espetacularmente marcante, é uma leitura de prato cheio para quem gosta de um bom suspense, e acreditem, ele tem tudo pra se tornar um dos favoritos de vocês.

E é só por hoje seus lindos!
Bjoos e até breve <33
#Lih_Maria

terça-feira, 3 de maio de 2016

#Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens

Heey seus lindos tudo bem?? Como passaram fim de semana?? E o resto do mês também??
Eu sei, eu sei, estou sumida, mas olha eu aqui de volta..atrasada mas aqui!!
Enfiim, bora pra resenha de hoje, que na verdade foi feita em parceria com a Carol do My Livro Preferido, então, ela esta postada aqui e lá também \O/
Com vocês: Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens

Titulo Original: Simon vs. the homo sapiens agenda
Autora: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca

"Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos."


Nossa... Este livro tem tantas coisas para falar sobre as emoções do personagem principal e eu não sei o que dizer! 

Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens nos lança na vida relativamente normal de Simon Spier. Simon ama comer Oreos, ouvindo Elliott Smith, fazendo referências a Harry Potter ... e aos meninos. Mas nem todo mundo sabe sobre essa última parte. Simon tem 16 anos e é gay, e a única pessoa que sabe disso é Blue. Blue é o pseudônimo de um menino - misterioso, na dele e preservado - da escola, que Simon tem conversado por email.

Devido a certos eventos (SEM SPOILERS), Simon está sendo chantageado, e agora ele tem que tentar manter Blue e ele no própio "armário". E Simon se apaixona por ele. 

O problema é, o que ele pode fazer sobre isso, quando Blue poderia ter passando por ele todos os dias na escola sem saber? E se ele já conhece o Blue?

Desde o começo fica aquele mistério para saber quem é o Blue. Me senti lendo os livros de mistérios/policial do Harlan Coben - onde fico tentando descobrir quem é o vilão e o mocinho -, mas acaba por ser outra coisa, completamente diferente, Blue não é bem aquela pessoa que mostra ser...  

"Ele falou sobre como você pode decorar os gestos de uma pessoa, mas nunca saber o que se passa dentro da cabeça dela. E ter a sensação de que todos somos como casas com aposentos enormes e pequenas janelas."

Existem outros personagens muito importantes para Simon, seus melhores amigos, Leah, Nick e Abby, que Simon sente vontade de falar o tempo todo sobre o seu segredo.

Não há grandes reviravoltas, nenhum drama maior, aventura ou morte. É simplesmente sobre Simon crescendo, tentando navegar no mundo da escola, família, amigos e a ele próprio. Como estamos em sua cabeça constantemente, vemos os julgamentos sobre as pessoas que ele faz, durante todo o tempo se preocupar em ser julgado. Mas isso é porque ele tem um caráter autêntico lutando para dar sentido de si mesmo tanto para ele, quanto para todo mundo. 
Eu também gostava de ver algo raro no YA: uma relação brilhante entre um adolescente e seus pais.

Já alerto que este livro é muito honesto e sem censura, então se você não está confortável com livros sobre personagens gays, então talvez este livro não é para você. Maaaas, se você não liga pra essas coisas e AMA livros assim, então eu definitivamente sugerir pegar este livro e devora-lo, pois ele está muito bem feito e lhe garanto muitos momentos adoráveis e um monte de risadas.

E é só por hoje amoores, é um livro que merece ser apreciado ao minimo e de uma sensibilidade que é impossivel não amar <33
Bjoos amoore e até breve!